Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Você sabe qual é a função do cônsul honorário?

Você sabe qual é a função do cônsul honorário?

Olá, futuros diplomatas!

A carreira diplomática enquadra várias funções, mas o cônsul honorário não é uma delas. Na verdade, essa é uma posição voluntária. Dessa forma, todas as funções que ele exerce têm o apoio de uma repartição consular. Cônsules honorários são pessoas que mantêm vínculos com o Brasil e servem como ponte entre o MRE e a comunidade brasileira local. Ficou interessado? Então vem conferir!

 

A iniciativa de criação das repartições consulares honorárias foi instituída pela Convenção de Viena de Relações Consulares de 1963, ratificada pelo Brasil. Desde então, as repartições consulares honorárias brasileiras vêm sendo criadas conforme a necessidade, dependendo do tamanho da comunidade brasileira nos países e da distância dela para as embaixadas e consulados.

 

Quais são as funções do cônsul honorário?

 

De forma geral, o cônsul honorário atua no auxílio, emergencial ou não, aos membros da comunidade brasileira de que é responsável. A repartição consular honorária, além de facilitar a comunicação do MRE com a comunidade local, ajuda a organizar eventos, contribui para o desenvolvimento das relações comerciais de menor porte e poderá até visitar brasileiros em centros de detenção, para garantir o respeito a seus direitos. Elas são muito relevantes, principalmente para localidades com pouco acesso às Embaixadas ou repartições consulares.

 

Como esses cônsules são escolhidos ?

 

Geralmente, são as pessoas de destaque para a comunidade brasileira local que têm o nome apontado para trabalhar com a missão diplomática. Os candidatos para a função devem ter, no mínimo, conhecimento básico da língua portuguesa, pois poderão ser convocados como intérpretes.

 

O cônsul honorário cumprirá um mandato de 4 anos, podendo ser renovado por igual período. Sem falar que será submetido a avaliação anual sobre seu desempenho, considerando também sua boa convivência, ou não tão boa, com a comunidade brasileira, o que definirá se seus mandatos serão mantidos ou se o cônsul será substituído.

 

Os nomes e os contatos dos atuais cônsules honorários poderão ser encontradas na seção "Seu destino" do Portal Consular. Caso brasileiros precisem de ajuda, essas representações estarão sempre à disposição. Basta buscar sua localização lá no Portal consular

 

Se tornar um diplomata é o seu objetivo?


Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Bons estudos e boas leituras!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS