Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

XI Cúpula do BRICS

XI Cúpula do BRICS

Conteúdo postado em 12/11/2019

Olá, Sapientes! 

 

Nesta semana, teremos um evento pra lá de importante acontecendo aqui no Brasil. Nos próximos dias 13 e 14, o Palácio do Itamaraty será a sede da XI Cúpula dos BRICS, com representantes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul vindo para discutir o fortalecimento de cooperações em ciência, tecnologia e economia digital. Dessa forma, Brasília se tornará a primeira cidade a receber a principal reunião do BRICS, por duas vezes, durante a existência do grupo. 

 

É sempre interessante lembrarmos que os BRICS representam, aproximadamente, 42% da população, 23% do PIB, 30% do território e 18% do comércio mundial, e, por essa razão, sua pauta torna-se, sim, relevante para o cenário internacional. E, para o encontro deste ano, foi escolhida a temática acerca do "crescimento econômico para um futuro inovador", o que já desperta a atenção de qualquer ceacedista na hora de direcionar seus estudos, não é mesmo?

 

Há, também, a intenção de se alinhar, durante a reunião, formas de combater crimes transnacionais, especialmente aqueles relativos ao crime organizado, à lavagem de dinheiro e ao tráfico de drogas. Esses serão os principais tópicos a serem discutidos ao longo dos debates, portanto, os documentos aprovados pelo grupo serão importantíssimos para complementar nossos cadernos de Política Internacional.

 

Temos que lembrar, ainda, que, em 2019, a Presidência Pro Tempore dos BRICS é exercida pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Isso porque, a cada ano, a cúpula elege um dos Chefes de Estado dos países integrantes, para ocupar o cargo, o qual será o mandatário do país que sediará o encontro. 

 

Segundo a página dos BRICS, no website do Itamaraty, as prioridades da presidência brasileira do BRICS para 2019 são as seguintes: "fortalecimento da cooperação em ciência, tecnologia e inovação; reforço da cooperação em economia digital; adensamento da cooperação no combate aos ilícitos transnacionais, notadamente ao crime organizado, à lavagem de dinheiro e ao tráfico de entorpecentes; e incentivo à aproximação entre o Banco do BRICS e o Conselho Empresarial do agrupamento". E aí, informação devidamente anotada?

 

Ser diplomata é o seu objetivo de vida?

 

Se você está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), saiba que o Sapientia acaba de reabrir por poucos dias novas vagas para a turma do Programa Primeiros Passos, que vai te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. Trata-se de um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?

 

>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

xi-cupula-do-brics

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS