
Diplomata
Diplomata: o que faz?
Para o diplomata Sérgio Bath, são três as funções dessa carreira: representar, negociar e informar.
Um diplomata pode exercer a representação desde a atuação em atividades de cerimonial e protocolo até a participação em assinatura de contratos e tratados como representante de seu governo.
Já a negociação permeia todas as funções diplomáticas, desde a obtenção de dados de um determinado setor ou país até as vias de fato para a concretização de um contrato ou tratado.
Por fim, a informação é associada à busca de dados importantes e específicos para a condução da política externa do país, sob a responsabilidade do MRE, e à defesa dos interesses brasileiros.
Ao diplomata, é também atribuída a função de promoção comercial, para divulgação da produção do país e para atração de investimentos e oportunidades comerciais para o Brasil.
É possível, ainda, que o diplomata exerça atividades consulares, dando apoio a brasileiros em viagens ao exterior ou mesmo aos que vivem em diferentes países. Veja nosso último post sobre como ser um cônsul aqui.
E aí, o coraçãozinho balançou?
Diplomata: como se tornar um?
Os únicos pré-requisitos para ser um diplomata são: ser brasileiro nato, possuir uma graduação no ensino superior (em qualquer curso) e ter persistência e disciplina. E, não, ao contrário do que muitos pregam, você não precisa ser um gênio.
A diplomata Claudia Assaf afirma que o Itamaraty não busca um “candidato enciclopédico”, mas sim um “candidato analítico”, com a habilidade de pensar sobre as questões sob a luz de seu conhecimento e da interdisciplinaridade de todo o conteúdo estudado.
O ingresso na carreira se dá por meio do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD). Aqui no Sapientia você encontrará todo o suporte para iniciar sua preparação, desde os primeiros passos rumo ao Itamaraty até conteúdos específicos para aprofundamento. Tudo com um reconhecido corpo docente e com a maior atenção e carinho a cada um de nossos alunos.
E aí, a diplomacia é para você? Então pode contar com o Sapientia!
Aproveitando que agora você já sabe tudo sobre o que faz um Diplomata, que tal marcar um a sua Orientação Pedagógica Exclusiva para futuros diplomatas?
A orientação tem como objetivo auxiliar o candidato a descobrir, passo a passo, qual o melhor caminho para a sua preparação para o CACD, conforme o seu perfil de aprendizagem e nível nos estudos. Solicite já a sua orientação clicando aqui!