Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

10 anos da entrada em vigor do Tratado de Lisboa

10 anos da entrada em vigor do Tratado de Lisboa

Conteúdo postado em 03/12/2019

Olá, Sapientes!

 

Como assim o Tratado de Lisboa já completou 10 anos? Parece que foi ontem, não é mesmo? Bem, na verdade, a sua assinatura já ocorreu há 12 anos! Surpresas à parte, vamos aproveitar essa efeméride e relembrar um pouquinho os motivos que levaram os líderes da União Europeia a celebrar esse importante acordo na década passada. E aí, vocês vêm com a gente?

 

Com o objetivo de se dar prosseguimento a uma nova fase no processo de integração europeia, o qual se iniciou com a instituição das Comunidades Europeias, o Tratado de Lisboa foi pensado como forma de “reforçar o caráter democrático e a eficácia do funcionamento das instituições”, como seu próprio preâmbulo nos apresenta. Aliás, fica a dica para vocês darem aquela espiada em seu texto neste link aqui.

 

A assinatura do acordo ocorreu em Lisboa, Portugal, no dia 13 de dezembro de 2007, sendo sua cerimônia realizada no Mosteiro dos Jerónimos, exatamente onde, em 1984, o país havia aderido à União Europeia. Na ocasião, os 27 Estados-membros o assinaram com status de plenipotenciários, o que indicava o fim das negociações que se iniciaram lá em 2001.

 

O Tratado de Lisboa entrou finalmente em vigor numa cerimônia realizada no dia 1º de dezembro de 2009, na mesma cidade em que sua assinatura havia sido celebrada. É importante ressaltar que, por seu caráter reformador – inclusive, sua denominação inicial era a de Tratado Reformador –, ele não deve ser interpretado individualmente, já que seu texto promoveu emendas ao Tratado da União Europeia (1992) e ao Tratado Constitutivo da Comunidade Econômica Europeia (1957). Esse, de fato, é um assunto que envolve muitos detalhes, os quais não podem passar desapercebidamente durante nossos estudos, combinado?

 

Se tornar um diplomata é o seu objetivo?


Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Bons estudos!

 

10-anos-da-entrada-em-vigor-do-tratado-de-lisboa

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS