Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

Eleições em Portugal

Eleições em Portugal

Conteúdo postado em 08/10/2019

Olá, Sapientes!

 

Neste último domingo, 6 de outubro, Portugal realizou suas eleições legislativas, vocês acompanharam? Pois bem, os resultados apontaram a permanência de António Luís Santos da Costa, ou, somente, António Costa, no cargo de Primeiro-Ministro do país, o qual ocupava desde novembro de 2015. Em função desse cenário, o post de hoje levanta algumas informações sobre essa eleição, bem como traz alguns aspectos aos quais nós, aspirantes à carreira diplomática, devemos ficar atentos. Vamos lá?

 

Nas pesquisas de intenção de voto, Costa e seu Partido Socialista (PS) eram apontados como favoritos, porém com uma margem pequena em relação ao segundo colocado, o Partido Social Democrata (PSD). Nas eleições de domingo, esse favoritismo se confirmou e eles se mantiveram à frente do Parlamento português com 106 das 230 cadeiras – 20 a mais que o registrado nas eleições de 2015. A questão é que a maioria parlamentar é composta por 116 cadeiras, o que impulsiona Costa a negociar uma coalizão com pelo menos um dos partidos da esquerda antiliberal.

 

O PS assumiu o Parlamento em 2015, graças a uma aliança inédita com o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista e, desde então, sua luta concentrou-se em reestabelecer o poder aquisitivo da população portuguesa. Os últimos números apontam que seu empreendimento obteve êxito, já que o crescimento do país foi de 3,5% em 2017 e de 2,4% em 2018, a taxa de desemprego caiu e o déficit público tem previsão de redução para este ano.

 

O atual desafio de Costa é o de manter o crescimento econômico português diante de um cenário de enfraquecimento global, ainda mais pelo fato de os partidos de esquerda com os quais o PS pretende fazer uma coalizão demandarem o aumento do salário mínimo e mais investimentos nos serviços públicos, o que impacta diretamente os cofres públicos do país. Enquanto isso, nós, ceacedistas, acompanharemos bem de perto todos os desdobramentos político-econômicos no país, bem como o posicionamento do governo brasileiro diante dos resultados eleitorais portugueses, não é mesmo?

 

Você quer ser diplomata?

 

Então este é o melhor momento! Durante esta semana, o Sapi vai apresentar o Workshop “Como Estudar para o Concurso da Carreira de Diplomata”, no qual serão discutidos os “3 Pilares” para a otimização na preparação de quem tem como objetivo o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Será uma semana repleta de informações e direcionamento, para que possamos redefinir nosso foco, estruturar um plano de ação pragmático e entender como realmente devemos estudar para o CACD. E o mais importante: tudo isso será 100% on-line e gratuito. Imperdível, não é mesmo?

 

>>> Garanta já sua vaga no Workshop clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

eleicoes-em-portugal

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS