Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

540 anos do Tratado de Alcáçovas-Toledo

540 anos do Tratado de Alcáçovas-Toledo

Conteúdo postado em 17/09/2019

Olá, Sapientes!

 

Hoje é dia de celebrarmos o aniversário da assinatura de um acordo não tão comumente recordado por nós, ceacedistas, quando estudamos o período referente às partilhas territoriais decorrentes da expansão ultramarina ibérica. Estamos falando do Tratado de Alcáçovas-Toledo, também conhecido como Paz de Alcáçovas, o qual se firmou em 4 de setembro de 1479, somando, portanto, 540 anos desse importante momento para a História Mundial e, consequentemente, para a História do Brasil, e que, acima de tudo, pode ser muito importante em uma eventual prova do Concurso do Itamaraty (CACD).

 

A importância da assinatura do Tratado de Alcáçovas-Toledo se dá pelo fato de que esse foi um acordo de paz celebrado após cinco anos de conflito entre as Coroas de Castela e de Portugal, na guerra que ficou conhecida como a Guerra de Sucessão de Castela, ocorrida entre os anos de 1474 e 1479. Com a morte de Henrique IV de Castela, a disputa pelo trono foi travada entre Joana, filha do monarca, e Isabel, meia-irmã do falecido rei. Nesse sentido, o conflito acabou tomando proporções internacionais, já que Joana casou-se com Afonso V de Portugal e Isabel tinha como marido Fernando, herdeiro da Coroa de Aragão.

 

Com a desintegração das forças a favor de Joana, a guerra culminou na assinatura no Tratado de Alcáçovas-Toledo, em que Isabel e Fernando foram reconhecidos como os reis de Castela, pondo fim, dessa forma, às hostilidades entre as Coroas de Portugal e de Castela. Assim, Joana e Afonso V renunciaram suas pretensões ao trono de Castela, bem como Isabel e Fernando abstiveram-se de suas pretensões em relação ao trono de Portugal.

 

O Tratado de Alcáçovas-Toledo ratificou, ainda, a repartição das zonas de influência no Atlântico, sendo garantida a posse portuguesa dos territórios africanos até então descobertos como Guiné, Costa da Mina, Madeira, Açores, Ilha das Flores e Cabo Verde, e, com exceção das Canárias, cuja posse foi destinada ao Reino de Castela. E aí, todo mundo se lembrou desse fato histórico que trouxemos hoje?

 

Ser diplomata é o seu objetivo de vida?

 

Então não perca a oportunidade de estudar com a gente. Se você está começando seus estudos para o CACD agora, o Sapientia acaba de abrir novas turmas para o Curso Regular Extensivo (CRE), com orientações passo a passo acerca de todo o conteúdo necessário a ser estudado e a bibliografia indicada para cada item do edital. Sem contar que as aulas são on-line e 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com nosso time de experts e material em PDF disponibilizado aos alunos. Curtiu? Então, vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS