Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Professores Indicam

Nova publicação da FUNAG para entrar no ritmo do CACD

Nova publicação da FUNAG para entrar no ritmo do CACD

Conteúdo postado em 30/08/2019

Olá, amigos e amigas Ceacedistas.

A sugestão de hoje chega como um bônus, já que é assunto quentíssimo, que pode ser de grande ajuda nesta reta final de preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Estamos falando sobre o recém-lançado Caderno de Política Exterior nº 8, feito pela Fundação Alexandre de Gusmão.

Caso você não saiba muito bem o que é esse “braço do Ministério das Relações Exteriores” chamado FUNAG, saiba que já falamos bastante sobre a instituição neste post aqui. A fundação já foi responsável por criar os extintos manuais oficiais para o início da preparação para o CACD. Mas, atualmente, algumas publicações do órgão ainda podem ser muito úteis para quem almeja a carreira diplomática.

Entre elas está o Caderno de Política Exterior, publicado a cada semestre e disponibilizado gratuitamente. A atual edição foi disponibilizada a cerca de uma semana da prova de Primeira Fase do Concurso do Itamaraty e, por isso, alguns temas podem sim estar presentes no concurso. Antes de falarmos sobre alguns deles, você pode acessar o 8º Caderno de Política Exterior clicando neste link.


Mas o que consta na publicação?

 

Esta edição consiste numa junção de 10 artigos sobre relações internacionais e a política externa brasileira, escritos por diplomatas, acadêmicos e especialistas. Damos destaque aqui, primeiramente, para o texto sobre a adesão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)  e as razões que justificam este interesse. O material foi escrito pelo embaixador Carlos Márcio Cozendey.

 

 Outro importante tópico da agenda global, que pode ser cobrado de alguma forma no concurso, diz sobre a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional (UNTOC). De toda forma, vale a pena dar aquela conferida no material completo na íntegra e ficar por dentro dessa novidade, não é mesmo?

 

Não é só a FUNAG que tem novidades a uma semana da prova

Ainda dá tempo de garantir sua participação no Hora H, nosso evento de revisão de última hora para a Primeira Fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), que acontece neste sábado, dia 31 de agosto.

 

Neste momento crucial, toda ajuda para nos lembrarmos do conteúdo estudado é muito bem-vinda, você não acha? É pensando nisso, que, todo ano, o Sapi traz o evento mais importante para quem está prestes a realizar uma prova que testa tantos conhecimentos acerca de matérias tão variadas. O evento é presencial e terá sua transmissão online gravada, para que possamos relembrar os conceitos mais importantes e receber os insights mais quentes para a 1ª Fase do CACD. Serão só dicas boas que poderão, certamente, contribuir com seu desempenho na hora da prova.

 

O – e último – lote para participação no Hora H já está no finalzinho e você poderá escolher entre a modalidade presencial – limitada a apenas 20 vagas – ou a modalidade online, com a possibilidade de assistir a todas as gravações até o dia da prova. E mais, parte do valor arrecadado para o Hora H será revertida para a Casa Gota de Amor, que ajuda crianças com câncer que precisam de tratamento. E aí, curtiu? Então, vem com gente!

 

>>> Saiba mais sobre o último lote do evento Hora H de 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

nova-publicacao-da-funag-para-entrar-no-ritmo-do-cacd

ARTIGOS RELACIONADOS