Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

100 anos da ratificação do Tratado de Versalhes pela Liga das Nações

100 anos da ratificação do Tratado de Versalhes pela Liga das Nações

Conteúdo postado em 20/05/2020

Olá, futuros diplomatas!

 

Muitas reviravoltas e transformações na geopolítica mundial ocorreram desde o fim da Primeira Guerra Mundial, não é mesmo? Em 10 de Janeiro de 1920, a Liga das Nações ratificou o Tratado de Versalhes de 1919, gerando legitimidade pela sociedade internacional a esse tratado que, apesar dos problemas, é emblemático por oficializar o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). 

 

Qual era o objetivo do Tratado?

 

O objetivo central do Tratado de Versalhes era, ao impor multas e sanções extremamente pesadas à Alemanha, reequilibrar o poder entre as potências mundiais. Nesse tratado, a Alemanha foi a principal responsabilizada pela guerra, arcando duramente com o ônus dela, o que pode ser apontado como uma das causas que contribuiu para a queda da República de Weimar em 1933, da ascensão do Nazismo e da intensificação do revanchismo que vai levar à Segunda Guerra Mundial.

 

Quando ele foi assinado?

 

Assinado no dia 28 de junho de 1919, esse acordo de paz entre britânicos, franceses e alemães gerou a obrigação para a Alemanha de pagar uma dura indenização pela destruição causada pela guerra, proibiu a reestruturação do poderio militar alemão, além de, por interesse britânico, ter proibido a Alemanha de ter uma marinha de guerra (uma das causas que intensificou as tensões entre britânicos e alemães antes da guerra).

 

Consequências do Tratado

 

O tratado também provocou uma grande reestruturação no mapa europeu. A Alsácia-Lorena, tomada pela Alemanha ao final da Guerra Franco-Prussiana (1870-1871), foi devolvida para os franceses. Outros territórios europeus foram transferidoS de um Estado a outro, sem falar nos vários territórios coloniais que pertenciam à Alemanha e passaram para a posse de outras potências como forma de equilibrar a balança de força na Europa ocidental, na tentativa de evitar que um novo conflito acontecesse. Um exemplo disso foram as antigas colônias alemãs na China, que foram concedidas aos japoneses, gerando protestos dos jovens chineses em 1919.

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

 

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS