Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

105 anos da Intervenção dos EUA no Haiti

105 anos da Intervenção dos EUA no Haiti

Conteúdo postado em 29/07/2020

Olá, sapientes! 

 

Inspirado pela independência dos Estados Unidos (1776) e pela revolução Francesa (1789), o Haiti, em 1791, dá início à Revolução de escravos e, em 1804, torna-se o segundo país no continente americano, e primeiro da América Latina, a libertar-se do colonialismo europeu.

 

Apesar de ser um exemplo de luta e independência, em 1915, em meio ao contexto de expansionismo norte americano para a América Central e pacífico, os estadunidenses invadem e dominam o Haiti com a desculpa de ter a “obrigação moral” de transferir o modelo republicano democrático para a ilha. Você sabe como isso tudo aconteceu?

 

19 anos de ocupação estadunidense no Haiti

 

Durante a segunda metade do século XIX e início do século XX, a doutrina Monroe havia se tornado mais agressiva. O Estados Unidos, nesse momento, já estava passado pela segunda revolução industrial e começava a se destacar como potência global. Com o crescimento do poder econômico e militar, a potência em ascensão começa a fazer intervenções na América central e no pacífico para defender os seus interesses. Essa política intervencionista ficou conhecida como Corolário Roosevelt, ou política do Big Stick.

 

Juntamente com as intervenções em Cuba, Porto Rico, Havaí e Panamá, a ocupação do  Haiti, que só teve fim em 1934, marcou esse período de expansionismo intenso dos Estados Unidos. Em 1915, o Haiti estava passando por mais uma de várias crises políticas e econômicas. Woodrow Wilson, então presidente dos Estados Unidos, defendeu naquele contexto que a potência norte americana teria o dever moral de conduzir a estabilização da ex-colônia francesa e de produzir uma nova constituição para essa República.

 

Apesar do discurso bonito que gerou a intervenção, os quase vinte anos de ocupação do Haiti não foram tranquilos. Apenas após três anos do início da intervenção iniciou-se o que ficou conhecido como “A guerra de cacos”, durando até 1930. A resistência da população levou à morte de cerca de 100 soldados norte-americanos e  deixou algumas dezenas de feridos.

 

Ser diplomata está em seus planos?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa completo pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento para te auxiliar a atingir um ótimo resultado no Concurso da Diplomacia. Curtiu a ideia?

 

 >>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS