Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

115 anos da Revolução de 1905

115 anos da Revolução de 1905

Conteúdo postado em 15/07/2020

Olá, sapientes!

 

No início do século XX, a Rússia apresentava um forte anacronismo político e econômico: ainda mantinha um regime absolutista baseado no poder do Czar. Sem falar na transição do feudalismo para o capitalismo, que acontecia lentamente no Império Russo. Não demoraria para aparecer instabilidades políticas e econômicas, não é mesmo?

 

 

Manifestações e o “Domingo Sangrento”

 

Em 1905, a população russa, flagelada pela fome e miséria, foi às ruas para manifestar contra a grave crise econômica gerada pela guerra da Manchúria (1904-1905), uma guerra vencida pelo Japão da era Meiji. No episódio, centenas de manifestantes e grevistas dirigiram-se ao palácio de Nicolau II com um documento com uma série de demandas sociais. No entanto, as tropas do Czar atacaram os manifestantes, deixando dezenas de mortos no que ficou conhecido como “Domingo Sangrento”.

 

A revolução de 1905 é considerada por boa parte da historiografia como o estopim para o início da Revolução Russa. Até aquele momento, as manifestações tinham por objetivo somente demandar melhorias nas condições sociais, não tinham a intenção de tirar o Czar do poder. Após 1905, o anacronismo e a necessidade de alterações drásticas na organização política da Rússia ficam cada vez mais claros, inspirando a revolução comunista.

 

 

Manifesto de Outubro

 

Percebendo a mudança nos ânimos políticos daquele contexto, Nicolau II lança o Manifesto de Outubro, no qual promete a liberdade de pensamento, reunião e imprensa, além de convocar eleições para uma assembleia constituinte. Com essas medidas e a nova constituição, o Czar consegue manter o poder até 1917, quando outro momento de crise econômica, agora devido à Primeira Guerra Mundial, inspira a Revolução de Outubro.

 

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

Bons estudos!a

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS