
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Desde o início da corrida imperialista do século XIX, pelo menos, a economia Russa sente a falta que não ter um porto de águas permanentemente quentes faz ao país. A necessidade de alcançar as rotas marítimas foi se intensificando com o crescimento do comércio mundial e, nesse contexto, o desastre ecológico, que é o derretimento das calotas polares, parece até ser uma oportunidade para a Rússia e outros países do Ártico.
Exploração
Diferentemente da Antártida, que é um continente protegido pelo Tratado da Antártida de 1959, o Ártico é um oceano sem nenhuma convenção vigente que garanta sua integridade. Isso abre espaço para a exploração da região, porém investir em um espaço totalmente desconectado da infraestrutura global não é fácil. Ainda assim, as possibilidades econômicas para o Ártico estão atraindo investimentos chineses.
Diminuição da distância entre rotas marítimas
O derretimento do Ártico, além levantar a expectativa para a exploração de petróleo e minerais do fundo do mar, também diminui as distância nas rotas comerciais marítimas entre o Ocidente e Oriente. Uma nova rota comercial partindo da China e passando pelo Ártico tem o potencial logístico de diminuir os custos e acelerar o transporte de mercadorias.
Disputa por expansão
Outro fator que não pode ser ignorado é que o derretimento desse oceano gelado tem esquentado as disputas pela expansão do mar territorial das nações que fazem fronteira com o Ártico. A Comissão da ONU sobre Limites da Plataforma Continental, criada com a convenção de Montego Bay de 1982, é responsável por definir as fronteiras marítimas dos países. A comissão tem recebido nos últimos anos vários pedidos dos países da região para analisar a extensão das plataformas continentais no Ártico, o que tem sido permitido com o degelo, e que tem o potencial de definir uma nova demarcação de limites entre os mares da região.
Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Bons estudos!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.