
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, futuros diplomatas!
Em meio às comemorações do vigésimo aniversário, o Fórum de Boao para a Ásia reafirmou a importância internacional da China e as agendas políticas desse gigante asiático. Por isso, vamos falar um pouco sobre esse fórum, instituído em 2001, que acabou ficando conhecido como o fórum de “Davos asiático”!
No último encontro do fórum econômico, que ocorreu na ilha de Hainan (sul da China), em abril deste ano, cerca de 2 mil pessoas participaram presencialmente, uma demonstração da vitória chinesa no controle da pandemia.
Mas as demonstrações de liderança chinesa não param por aí!
O evento deste ano teve como tema "Um Mundo em Mudança: Dar as Mãos para Fortalecer a Governança Global e Avançar a Cooperação do Cinturão e Rota". Já dá para imaginar como os holofotes desse fórum asiático ficaram todos sob a China, não é mesmo?
Sem falar que o evento foi aberto pelo discurso do presidente chinês Xi Jinping, que, mesmo ocorrendo quarenta e oito horas antes da cúpula do clima convocada pelo presidente norte americano Joe Biden, ainda assim, não deixou espaço para nenhuma palavra para o evento que ocorreria do outro lado do mundo nem para seu homólogo americano. Muito pelo contrário, o chefe de Estado chinês deu foco em declarar a abertura asiática para o comércio mundial e a relevância da iniciativa chinesa para o “desenvolvimento verde”.
O discurso de Xi no fórum asiatico convocou os países asiáticos a fortalecerem a cooperação regional ao defender a construção comum de uma “nova ordem regional”, algo que chama atenção tanto devido às tensões com relação à liderança dos Estados Unidos quanto pelo crescimento da importância chinesa como "motor" da economia mundial.
Além disso, o presidente chines também defendeu que os demais países asiáticos deveriam fazer parte do Novo Banco de Desenvolvimento (New Development Bank - NDB). A iniciativa instituída durante a sexta conferência dos BRICS, em Fortaleza (2014), é uma alternativa em potencial para o FMI e Banco Mundial, fundos organizados e sob a autoridade dos países desenvolvidos, principalmente dos Estados Unidos, assim como a iniciativa japonesa do Banco Asiático de Desenvolvimento. Enquanto Washington tem mostrado indiferença ao NDB, diversos de seus aliados europeus, incluindo a Alemanha e a França, demonstraram interesse em fazer parte da instituição, sinalizando para o futuro promissor do banco, que já é visto com bons olhos pelos países em desenvolvimento.
Deu para perceber como foi o clima do vigésimo aniversário do fórum asiático, né? O fórum de Boao ainda não é tão conhecido quanto o fórum de Davos nos países ocidentais, mas especialistas já apontam para a maior importância desse fórum para os próximos anos, principalmente por causa da criação da Parceria Econômica Abrangente Regional (Regional Comprehensive Economic Partnership – RCEP), que estabeleceu a maior zona de livre comércio do mundo. Por isso, é bom ficar atento às notícias sobre o fórum de Boao, ok?
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Bons estudos!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.