Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

20 anos do Fórum de Boao para a Ásia

20 anos do Fórum de Boao para a Ásia

Conteúdo postado em 08/12/2021

Olá, futuros diplomatas!

 

Em meio às comemorações do vigésimo aniversário, o Fórum de Boao para a Ásia reafirmou a importância internacional da China e as agendas políticas desse gigante asiático. Por isso, vamos falar um pouco sobre esse fórum, instituído em 2001, que acabou ficando conhecido como o fórum de “Davos asiático”!

 

No último encontro do fórum econômico, que ocorreu na ilha de Hainan (sul da China), em abril deste ano, cerca de 2 mil pessoas participaram presencialmente, uma demonstração da vitória chinesa no controle da pandemia.

 

Mas as demonstrações de liderança chinesa não param por aí!

 

O evento deste ano teve como tema "Um Mundo em Mudança: Dar as Mãos para Fortalecer a Governança Global e Avançar a Cooperação do Cinturão e Rota". Já dá para imaginar como os holofotes desse fórum asiático ficaram todos sob a China, não é mesmo?

 

Sem falar que o evento foi aberto pelo discurso do presidente chinês Xi Jinping, que, mesmo ocorrendo quarenta e oito horas antes da cúpula do clima convocada pelo presidente norte americano Joe Biden, ainda assim, não deixou espaço para nenhuma palavra para o evento que ocorreria do outro lado do mundo nem para seu homólogo americano. Muito pelo contrário, o chefe de Estado chinês deu foco em declarar a abertura asiática para o comércio mundial e a relevância da iniciativa chinesa para o “desenvolvimento verde”.

 

O discurso de Xi no fórum asiatico convocou os países asiáticos a fortalecerem a cooperação regional ao defender a construção comum de uma “nova ordem regional”, algo que chama atenção tanto devido às tensões com relação à liderança dos Estados Unidos quanto pelo crescimento da importância chinesa como "motor" da economia mundial. 

 

Além disso, o presidente chines também defendeu que os demais países asiáticos deveriam fazer parte do Novo Banco de Desenvolvimento (New Development Bank - NDB). A iniciativa instituída durante a sexta conferência dos BRICS, em Fortaleza (2014), é uma alternativa em potencial para o FMI e Banco Mundial, fundos organizados e sob a autoridade dos países desenvolvidos, principalmente dos Estados Unidos, assim como a iniciativa japonesa do Banco Asiático de Desenvolvimento. Enquanto Washington tem mostrado indiferença ao NDB, diversos de seus aliados europeus, incluindo a Alemanha e a França, demonstraram interesse em fazer parte da instituição, sinalizando para o futuro promissor do banco, que já é visto com bons olhos pelos países em desenvolvimento.

 

Deu para perceber como foi o clima do vigésimo aniversário do fórum asiático, né? O fórum de Boao ainda não é tão conhecido quanto o fórum de Davos nos países ocidentais, mas especialistas já  apontam para a maior importância desse fórum para os próximos anos, principalmente por causa da criação da Parceria Econômica Abrangente Regional (Regional Comprehensive Economic Partnership – RCEP), que estabeleceu a maior zona de livre comércio do mundo. Por isso, é bom ficar atento às notícias sobre o fórum de Boao, ok?

 

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS