Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

25 anos da assinatura do Protocolo de Ouro Preto

25 anos da assinatura do Protocolo de Ouro Preto

Conteúdo postado em 17/12/2019

Olá, Sapientes!

 

Hoje temos uma efeméride redondinha de Política Internacional: os 25 anos da assinatura do Protocolo de Ouro Preto, o qual, vocês devem se lembrar, possibilitou maior profundidade no processo de integração regional do Mercosul, ao proporcionar-lhe personalidade jurídica e estabelecer a estrutura institucional de órgãos decisórios. Sendo assim, que tal recordarmos mais alguns detalhes que envolveram a assinatura de um documento tão caro à existência desse bloco sul-americano? Então, vamos lá!

 

O Mercado Comum do Sul, ou, simplesmente, o Mercosul, já está caminhando para os seus quase 30 anos de criação e é, de fato, salutar, comemorarmos a assinatura de um de seus protocolos, já que ele foi uma iniciativa de integração regional de abrangência bastante significativa. Lembrando que o Mercosul foi concebido no contexto da redemocratização e reaproximação dos países da América do Sul, ao final dos anos 1980, sendo seus membros fundadores a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai, os quais foram signatários do Tratado de Assunção de 1991.

 

O Protocolo de Ouro Preto é considerado o primeiro desmembramento do Tratado de Assunção e foi assinado em 17 de dezembro de 1994, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Ele estabeleceu a base da estrutura institucional do Mercosul e conferiu-lhe personalidade jurídica de direito internacional. Na página do Itamaraty dedicada ao grupo sul-americano, podemos ver que “o Protocolo consagrou, também, a regra do consenso no processo decisório, listou as fontes jurídicas do Mercosul e instituiu o princípio da vigência simultânea das normas adotadas pelos órgãos decisórios do bloco.” Seriam esses órgãos decisórios os três seguintes:

 

  • Conselho do Mercado Comum (CMC): órgão superior ao qual incumbe a condução política do processo de integração.
  • Grupo Mercado Comum (GMC): órgão executivo do Bloco.
  • Comissão de Comércio do Mercosul (CCM): órgão técnico que vela pela aplicação dos instrumentos da política comercial comum.

 

Caso queiram dar uma conferida, para se aprofundarem no assunto, sugerimos uma visitinha lá na página oficial do Mercosul, que tem tudo – e mais um pouco – a respeito do que precisamos saber sobre o bloco. Para uma consulta rápida acerca do Protocolo de Ouro Preto, o website do Planalto disponibiliza seu texto integral neste link aqui. Ótimos estudos a todos!

 

E como eu me preparo para o CACD 2020?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

25-anos-da-assinatura-do-protocolo-de-ouro-preto

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS