
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, Sapientes!
Este último fim de semana foi um momento decisivo para a política da Argentina, já que no domingo, 27 de outubro, os argentinos foram às urnas e elegeram, em primeiro turno, seu novo presidente, Alberto Fernández, e sua vice, Cristina Kirchner. O resultado não surpreendeu muita gente, pois, assim como comentamos neste post aqui, as eleições primárias de agosto já haviam apontado a possível vitória de Fernández com uma vantagem de 15% sobre Mauricio Macri.
A diferença, entretanto, no pleito de domingo, não foi tão larga como nas primárias e Fernández venceu as eleições com pouco mais de 48% dos votos sobre os menos de 41% de Macri. Esse resultado garantiu a vitória em primeiro turno para Fernández, já que, na Argentina, um candidato vence as eleições ao alcançar 45% dos votos ou 40% e dez pontos de vantagem em relação ao segundo colocado.
Macri perdeu muita força, durante seu governo, por, principalmente, não cumprir a sua mais importante promessa de campanha: resolver os problemas econômicos de seu país. Pelo contrário, Macri deixará uma Argentina cuja economia está em recessão e cujos níveis de inflação, pobreza e dívida estão mais altos que há quatro anos.
A bandeira defendida por Fernández apresenta alguns conflitos em comparação ao kirchnerismo e à pretérita administração de Cristina. Ele afirma, por exemplo, que o país não dará calote no Fundo Monetário Internacional em sua dívida de US$ 57 bilhões e que será promovida uma abertura de mercado, porém com doses de protecionismo.
Diante desse novo cenário em nosso país vizinho e parceiro, é dever de qualquer ceacedista acompanhar os desdobramentos dessa transição política e o posicionamento do governo brasileiro em meio a um resultado que nosso presidente e nosso chanceler já haviam se mostrado contra.
Ser diplomata é o seu objetivo de vida?
Então não perca a oportunidade de estudar com a gente. Se você está começando seus estudos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) agora, o Sapientia acaba de abrir novas turmas para o Curso Regular Extensivo (CRE), com orientações passo a passo acerca de todo o conteúdo necessário a ser estudado e a bibliografia indicada para cada item do edital. Sem contar que as aulas são on-line e 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com nosso time de experts e material em PDF disponibilizado aos alunos. Curtiu? Então, vem com a gente!
>>> Saiba mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.
Até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.