Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Professores Indicam

Podcast com tudo sobre o acordo MERCOSUL - UE para o CACD

Podcast com tudo sobre o acordo MERCOSUL - UE para o CACD

Conteúdo postado em 12/07/2019

Olá, sapientes.

 

Podemos dizer que a publicação do “professores indicam” de hoje é um tanto quanto especial. Não só pelo fato de o assunto que iremos tratar ser um dos mais importantes da política internacional nos últimos tempos, mas também porque três dos nossos mestres que estão presentes no Curso Maratona 1ª Etapa se juntaram para comentá-lo. 

 

Sem mais delongas, estamos a falar do episódio especial do podcast Xadrez Verbal, lançado nesta semana e que reuniu diversos convidados para analisar o acordo de livre-comércio entre MERCOSUL e União Europeia.

 

Tratado como “histórico” pelo Ministério do Itamaraty, o acordo consistirá numa das maiores áreas de livre-comércio do mundo. Para nos ajudar a compreender toda a complexidade do pacto, os professores de Política Internacional, Guilherme Casarões e José Luiz Pimenta, foram dois dos convidados de Filipe Figueiredo, nosso professor de História Mundial e também uma das mentes por trás do Xadrez Verbal

 

De maneira muito didática, Guilherme Casarões nos explica o que é o MERCOSUL, contextualizando aspectos como o acordo foi formado, como se desenvolveu no decorrer dos anos e suas funções e poderes. 

 

Especialista em Comércio Internacional, nosso professor José Luiz Pimenta explica como funcionam as tarifas dentro do MERCOSUL atualmente e também traz um panorama do acordo com a União Europeia e seus possíveis efeitos. 

 

Você pode ouvir a parte 1 do Especial sobre o Acordo MERCOSUL – União Europeia clicando aqui.

 

O podcast pode me ajudar no CACD?

 

As entrelinhas do acordo certamente irão movimentar os noticiários nos próximos anos e o tema é mais do que quente para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata. Portanto, é importante que você, futuro diplomata, entenda tudo o que cerca o pacto comercial neste início de trato. 

 

Ainda neste episódio do podcast, os convidados do Filipe Figueiredo fazem uma análise geral sobre o acordo propriamente dito e sobre quais são os passos necessários, a partir de agora, para que ele entre em vigor. Então, vale a pena trocar a música por um pouquinho de Xadrez Verbal, não acham?

 

Esse trio também está no Maratona

 

Filipe Figueiredo, Guilherme Casarões e José Luiz Pimenta são três dos professores presentes no corpo docente do curso de revisão intensiva Maratona 1ª Etapa. Com o lançamento do Edital, o 3º Lote do Maratona foi lançado e, definitivamente, chegou o momento para você revisar, de forma verdadeiramente eficiente, o conteúdo para a primeira fase do CACD. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do concurso para diplomata. E, claro, as aulas estarão atualizadas e totalmente alinhadas com as alterações do novo conteúdo programático. Sensacional, né? 

 

>>> Saiba mais sobre o 3º lote do curso Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima publicação!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-podcast-com-tudo-sobre-o-acordo-mercosul-ue-para-o-cacd

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS