Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Curso Docente

Os professores mais especializados em CACD do mercado

Guilherme

Guilherme Casarões

Política Internacional

Guilherme Casarões ensina Política Internacional para candidatos ao CACD desde 2010 e é professor do Sapientia desde 2013. É doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual de Campinas (Programa San Tiago Dantas) e especialista em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi visiting fellow na Tel Aviv University e na Brandeis University. Suas publicações acadêmicas concentram-se nas áreas de política externa brasileira, governança global e relações Brasil-Oriente Médio. Além disso, participa com frequência do debate público sobre questões de diplomacia e política externa e é um dos autores do livro "Como Passar em Concursos da Diplomacia e Chancelaria", comentando as questões de Política Internacional.

leia mais +
Claudia

Claudia Simionato

Português

Aulas completas e aprofundadas, sem que a gramática da língua portuguesa pareça um conhecimento inalcançável. Especialista, também, na preparação de candidatos para a segunda fase do concurso, as aulas de redação da professora (nos cursos CRR e Maratona - Segunda Etapa) conduzem os candidatos a um estilo de redação claro, objetivo e, melhor de tudo, perfeito para a prova do CACD. É bacharel em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade de São Paulo (USP) e prepara candidatos desde 2003.

leia mais +
Todd

Todd Marshall

Inglês

"Hello, Hello! And welcome to the next level!", diria com ânimo e firmeza, o professor Todd durante as aulas de Inglês do Curso Sapientia (CRE/CRQ/CRR). O professor tem Doutorado (Ph.D.-ABD) em Literatura Luso-Brasileira da Universidade da Carolina do Norte e é radicado no Brasil há mais de 22 anos. Ele é professor de inglês, tradutor e revisor de publicações internacionais, além de ter várias publicações tanto em teoria literária quanto em poesia. Assim, as aulas do professor em nada se assemelham às entediantes aulas de inglês do colégio ou daquelas tradicionais escolas de inglês. Com sua experiência e seu conhecimento, ele tem guiado candidatos rumo à aprovação no concurso do CACD há mais de 16 anos.

leia mais +
Leonardo

Leonardo Rocha Bento

Politica Internacional

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (2009). É diplomata, desde 2013, quando obteve a maior nota na primeira fase entre os candidatos ao CACD. Trabalha na Divisão de Coordenação Econômica e Assuntos Comerciais do MERCOSUL (DMC) do Itamaraty, em Brasília. Trabalhou anteriormente na Coordenação-Geral de Mecanismos Regionais (CGMR), unidade responsável por tratar de temas relacionados à UNASUL e à CELAC. Aprovado no CACD 2013, após ter obtido a maior nota na primeira fase do concurso daquele ano, Leonardo assumiu o desafio de ministrar aulas de Política Internacional.

leia mais +
Rodrigo

Rodrigo Goyena

História do Brasil

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi pesquisador visitante no Departamento de História da New York University. Possui mestrado em História Social pela UNIRIO e em Relações Internacionais pelo Institut d'Études Politiques de Paris (SciencesPo.). Graduou-se em Ciências Políticas pela SciencesPo. Seus principais campos de estudo são História do Brasil Imperial, História das Classes Sociais no Brasil e História da Política Externa Brasileira. Atualmente, é pesquisador vinculado ao Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP). Publicou manuais de História do Brasil para o CACD, além de outros livros e artigos acadêmicos.

leia mais +
Regina

Regina Araújo

Geografia

As aulas da professora Regina são sempre instigantes. Com vasto conhecimento de geografia, suas aulas são conduzidas no nível de profundidade exigido pelo CACD. Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1985). Mestre (1992) e doutora (2001) em Geografia (Geografia Humana) pela mesma Universidade. Também é autora do "Manual do Candidato: Geografia", editado pela FUNAG (2000). Trabalha, ainda, preparando provas de geografia para grandes processos seletivos. Suas aulas são povoadas de referências bibliográficas esclarecedoras, dados relevantes sobre o Brasil e sobre o mundo, tudo orientado para o CACD. Durante as aulas da professora Regina você perceberá que o estudo da Geografia é, na verdade, um dos mais interessantes na sua preparação.

leia mais +
Filipe

Filipe Figueiredo

História Mundial

Não subestime História Mundial somente por não estar na fase dissertativa do CACD. Além de presente no TPS, é essencial na compreensão de todas as matérias. As aulas do curso regular (CRE) de História Mundial são com Filipe Figueiredo, blogueiro, colunista de política internacional, podcaster, além de graduado em História pela Universidade de São Paulo (USP). Ele vai filtrar todo aquele volume de leituras para que você aproveite melhor seus estudos e foque-se no principal, sem precisar estudar as Pirâmides do Egito.

leia mais +
Ana Carolina

Ana Carolina Cavalcanti

Direito Interno / Internacional

As aulas da professora Ana são planejadas para que Direito Interno não seja um problema para o candidato. No curso de resolução de questões (CRQ), o objetivo é mostrar aos alunos que não há mistérios na prova de DIR da primeira fase do CACD. No curso regular extensivo (CRE), o objetivo é capacitar os alunos para primeira e terceira fase da prova CACD. A professora é Bacharel (2006), Mestre (2011) e Doutora (2015) em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Está envolvida com ensino jurídico desde os tempos de graduação e dá aulas no Sapientia desde 2013. Ana é conhecida pelos alunos por ser especialista na arte de tornar palatável uma grande quantidade de informações e conteúdo denso.

leia mais +
Ivo

Ivo Yonamine

Português / Literatura

Bacharel em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo – USP (2002), e graduando em Letras (Português e Linguística), também pela USP (2016). Tem longa experiência como tradutor (inglês, espanhol e francês) e como revisor de textos (português e inglês). No Curso Sapientia, ministra as aulas de Português, atua como elaborador e corretor de provas da mesma disciplina e como revisor da Revista Sapientia.

leia mais +
Tacilio

Tacilio Alves

Direito Interno

Advogado, sócio de Bonatto & Silva Advogados. Professor da graduação em Direito na Faculdade Santa Lúcia. Professor convidado do curso de pós graduação em Direito Público e Cidadania do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unisal - campus Americana. Professor do curso de extensão em atualidades do Direito do Trabalho na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professor de Direito Constitucional e Administrativo de escolas preparatórias para concursos públicos de nível técnico e superior. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (área de concentração: Constitucionalismo e Democracia. Linha de pesquisa: relações sociais e democracia). Especialista em Direito Constitucional e Administrativo pela Escola Paulista de Direito. Auditor trabalhista e previdenciário.

leia mais +
Vivian

Vivian Rocha

Direito Internacional Público

Advogada. Michigan Grotius Research Scholar na University of Michigan Law School (2018-2019). Bolsista CAPES do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) (2018). Pesquisadora Visitante do Göttingen Institute for International and European Law – Department for International Economic and Environmental Law, na Universidade de Göttingen, Alemanha. Doutoranda (2016-2019) e Mestre (2013-2015) em Direito Internacional e Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Representante Discente da Pós-Graduação na Comissão de Pós-Graduação na Faculdade de Direito da USP. Pesquisadora do Centro de Estudos do Comércio Global e Investimentos (CCGI/FGV) de Jan/2015 a Fev/2018. Professora Assistente na área de Comércio Internacional, junto com a Professora Vera Thorstensen, de Jul/2017 a Dez/2017, na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Advogada-Estagiária no Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty), na Coordenação Geral de Contenciosos, de Ago/2014 a Dez/2014, onde atuou no apoio a diplomatas em disputas na Organização Mundial do Comércio (OMC).

leia mais +
Emanuel

Emanuel Sebag

Economia

Aprovado no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2016, tendo obtido a maior nota na primeira fase. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará, com distinção acadêmica Magna cum Laude. Mestre em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuação acadêmica e publicações concentradas nas áreas de economia política, economia internacional, geopolítica e desenvolvimento econômico.

leia mais +
Diego

Diego Alfieri

Direito Internacional Público

Diplomata de carreira da turma de 2016. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina em 2008, advogou na área de contenciosos civis por três anos antes de se dedicar ao concurso. Em 2012, obteve diploma de pós-graduação em Direito Internacional e Econômico.

leia mais +
José Luiz

José Luiz Pimenta

Política Internacional

Doutorando e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP), é Especialista em Negociações Econômicas Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (PUC, UNESP e UNICAMP) e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foi Coordenador de Negociações Internacionais e Estudos de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) entre 2010 e 2015. É colunista do International Centre for Trade and Sustainable Development. Possui publicações na área de Comércio Internacional, Internacionalização de empresas e Negociações Econômicas Internacionais.

leia mais +
Elaini

Elaini Silva

Direito Internacional Público

Possui graduação em Direito (2002), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP). Durante o doutorado, foi pesquisadora visitante do programa desigualdades.net da Universidade Livre de Berlim e do Instituto Ibero-Americano (2010-2011) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) (2011). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e do Centro Universitário FECAP . É pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e diretora do Orbis - Centro de Estudos em Direito e Relações Internacionais. Tem experiência na área de Direito Internacional com análises sociojurídicas com ênfase nos conflitos entre economia e meio ambiente, direitos humanos e/ou gênero, bem como na relação entre política externa e democracia.

leia mais +
Tiago

Tiago Siscar

Direito Interno

Diplomata. Advogado. Pós-Graduado em Direito Internacional pela PUC-SP. Graduado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino. Curso de Direito Internacional Público e Privado em The Hague Academy of International Law. Fluente em Inglês, Francês e Espanhol, com certificado e diplomas de proficiência (CPE, DALF-C2 e DELE-C2). Certificado de Inglês Jurídico Internacional (ILEC).

leia mais +
Gustavo

Gustavo Ziemath

Política Internacional

Diplomata, possui graduação e mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), com dissertação intitulada "A Participação do Brasil no Conselho de Segurança: 1945 - 2011".

leia mais +
Arthur

Arthur Marra

Francês

Formado em Letras com habilitação em português e francês pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa a área de ensino e aprendizagem de francês como língua estrangeira (FLE) desde 2012. Cursou em 2013 um semestre do mestrado em FLE na Université de Rennes 2, na França, e trabalhou como assistente de pesquisa no Departamento de Francês da University of Victoria, Canada, em 2015. Recentemente, em 2018, fez um estágio de pesquisa na Université de Sherbrooke, no Québec, e concluiu o mestrado no programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Universidade de São Paulo.

leia mais +
Roberto

Roberto Andrés

Espanhol

Mestre em espanhol pela Fundação Universitária Ibero-Americana e Universidade de Jaén. Pós graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Unibrasil. Desde 2014, ministra aulas de espanhol para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata. Atua também como professor de espanhol no Instituto Cervantes de Porto Alegre.

leia mais +
Michelle

Michelle Miltons

Economia

Michelle Miltons é profundamente comprometida com o preparo para o CACD desde que iniciou seu trabalho de docência e treinamento, em 2008. Economista, mestre em Teoria Econômica pela UEM/PR, já trabalhou no Ministério da Fazenda e no Ministério da Saúde, como consultora da OPAS, em Brasília. Autora dos livros Microeconomia e Macroeconomia da Coleção Diplomata, da editora Saraiva.

leia mais +
Daniel

Daniel Fugisawa

Economia

Bacharel em Ciências Econômicas pela FACAMP - Faculdade de Campinas.

leia mais +