Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

45 anos da renúncia de Richard Nixon à presidência dos EUA

45 anos da renúncia de Richard Nixon à presidência dos EUA

Conteúdo postado em 06/08/2019

Olá, Sapientes!

 

Nosso bate-papo do dia envolve um tema que causou muita polêmica 45 anos atrás: o Caso Watergate. Já ouviram falar? Pois é, estamos nos referindo a um acontecimento que se tornou um paradigma da corrupção na história dos Estados Unidos e que, até hoje, está muito vivo na lembrança norte-americana. Por essa razão, que tal relembrarmos a sucessão de fatos que culminaram nesse grande escândalo? Curtiram? Efemérides como essa costumam ser importantes para o Concurso de Diplomata (CACD). Então, vamos lá!

 

Em 17 de junho de 1972, a sede do Comitê Nacional Democrata, no Complexo Watergate, foi invadida e cinco homens foram presos ao tentarem fotografar e instalar grampos pelos escritório. Isso aconteceu em plena campanha eleitoral que era disputada entre o republicano Richard Nixon – candidato à reeleição – e o democrata George McGovern. E, mesmo diante do cenário, Nixon obteve uma vitória esmagadora sobre o candidato democrata, vencendo em 49 dos 50 Estados.

 

Dois repórteres do jornal The Washington Post deram início a uma investigação e descobriram que o nome de um dos homens presos constava na folha de pagamentos do comitê de reeleição de Nixon. Posteriormente, descobriu-se que assessores da campanha de Nixon estavam por trás de um esquema de espionagem política para favorecer a reeleição do candidato republicano, o que levou o Senado, após pressão popular, a criar uma comissão de investigação do caso.

 

Em depoimento ao Senado, o advogado da Casa Branca admitiu a existência de um esquema de espionagem e dois assessores e quatro integrantes da equipe presidencial foram condenados. Em 24 de julho de 1974, Nixon foi julgado pela Suprema Corte e obrigado a apresentar as gravações originais, que comprovariam o seu envolvimento na invasão à sede do Comitê Nacional Democrata, o que, consequentemente, levaria à abertura de um processo de impeachment. Em 8 de agosto de 1974, Nixon renunciava à presidência dos Estados Unidos e seu vice, Gerald Ford, um mês depois de tomar posse, concedeu perdão absoluto ao ex-presidente por qualquer crime cometido na execução de sua função.

 

Foi um acontecimento e tanto na História Mundial, não é mesmo? Não poderíamos, portanto, deixá-lo passar em branco. Bom, de volta aos estudos, certo?

 

E aí, já se inscreveu para a prova do CACD 2019?

 

Então, esta novidade é para você! Com a prova do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) se aproximando, toda ajuda para lembrar do conteúdo estudado é muito bem-vinda, você não acha? E é pensando nisso, que, todo ano, o Sapi traz o evento mais crucial para quem está prestes a realizar uma prova que testa tantos conhecimentos acerca de matérias tão variadas. Estamos falando do Hora H, um evento presencial, que terá sua transmissão online gravada, para que possamos relembrar os conceitos mais importantes e receber os insights mais quentes para a 1ª Fase do CACD. Serão só dicas boas que poderão, certamente, contribuir com seu desempenho na hora da prova.

 

O 2º lote para participação no Hora H já foi liberado e você poderá escolher entre a modalidade presencial – limitada a apenas 20 vagas – ou a modalidade online, com a possibilidade de assistir a todas as gravações até o dia da prova. E mais, parte do valor arrecadado para o Hora H será revertida para a Casa Gota de Amor, que ajuda crianças com câncer que precisam de tratamento. E aí, curtiu? Então, vem com gente!

 

>>> Saiba mais sobre o 2º lote do evento Hora H de 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

45-anos-da-renuncia-de-richard-nixon-a-presidencia-dos-eua

ARTIGOS RELACIONADOS