Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

As áreas de atuação no site do Itamaraty

As áreas de atuação no site do Itamaraty

Olá, Sapientes!

 

Tem algum sobrevivente da prova do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) deste último final de semana por aqui? Claro que sim, porque o show não pode parar, não é mesmo? Bem, dramas à parte, hoje a gente traz um post com uma dica pra lá de conveniente a todos aqueles preocupados em se manterem atualizados e em acompanharem os movimentos da atual chancelaria do país. E aí, curtiram? Então, vamos lá!

 

Em uma publicação anterior, nós havíamos mostrado o “caminho das pedras” sobre como navegar o site do Itamaraty e sobre onde encontrar as informações mais interessantes para o nosso concurso. Acontece que a página principal do Ministério das Relações Exteriores sofreu uma remodelação em seu layout, embora ainda seja possível encontrar o menu antigo ao final dessa página.

 

No novo desenho do site, nós encontramos agora as chamadas Áreas de Atuação, que nada mais são que as macroáreas nas quais se reúnem os principais assuntos em que o Itamaraty empreende seus esforços. Vamos dar uma conferida no que podemos encontrar em cada uma delas?

 

  • Gestão Administrativa: aqui estão conglomeradas as principais informações de cunho institucional referentes à estrutura do MRE, como o nome das principais autoridades responsáveis pelo Ministério atualmente, as ações e programas empreendidos, as representações diplomáticas estrangeiras no Brasil e, claro, as orientações para quem pretende ingressar na carreira diplomática.

 

  • Política Externa Comercial e Econômica: essa é uma área essencial para se dar uma navegada assim que vocês tiverem um tempinho. Nela vocês encontrarão informações sobre o Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras Comerciais, a Agenda de Comércio Internacional, a Agenda de Organizações Econômicas Internacionais, a Agenda Financeira e Tributária Internacional, a Agenda de Negociações Externas, a Promoção Comercial e a Cooperação Internacional.

 

  • Negociações Bilaterais e Regionais na América: tudo o que estiver disponível acerca das relações bilaterais do Brasil com os países do continente americano estará aqui, bem como as informações sobre os Mecanismos de Integração Regional nas Américas.

 

  • Negociações Bilaterais na Ásia, Oceania e Rússia: como o próprio nome diz, aqui encontraremos informações sobre as relações bilaterais do Brasil com a Rússia e os países da Ásia e Oceania e sobre os Mecanismos Inter-regionais que envolvem essa parte do cenário internacional.

 

  • Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África: seguindo os modelos anteriores, aqui encontraremos tópicos sobre as relações bilaterais do Brasil com os países do Oriente Médio, Europa e África e, também, sobre os Mecanismos Inter-regionais dessas três importantes regiões do planeta.

 

  • Comunicação e Cultura: essa é uma sessão interessante para se dar uma vasculhada, pois nela podemos encontrar tópicos acerca da Fundação Alexandre Gusmão, da Rede Brasil Cultural, da Diplomacia Cultural, da Cooperação Educacional e do Acervo e Memória do Itamaraty.

 

  • Soberania Nacional e Cidadania: outra importante sessão do site do MRE, pois aqui verificamos que há informações sobre a Paz e Segurança Internacionais, os Direitos Humanos e Temas Sociais, os Atos Internacionais, o Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e até as Oportunidades de trabalho e cursos em Organismos Internacionais.

 

  • Instituto Rio Branco: esse aqui é o nosso queridinho, não é mesmo? Para aquecer nossos corações ceacedistas, basta acessarmos essa parte do site para encontrarmos informações sobre o Instituto e os seus cursos, a Carreira Diplomática, o Programa de Ação Afirmativa, a Cooperação Internacional com institutos estrangeiros e as Publicações de seus alunos.

 

Bom, agora que vocês já sabem mais ou menos onde encontrar aquilo que precisam no novo design do site do Itamaraty, que tal reservarem um tempinho para conhecer alguns tópicos que, no final, podem ser muito úteis em sua preparação rumo à carreira de diplomata?

 

Você prestou a prova do CACD 2019?

 

Então, este convite é para você! Está acontecendo o nosso 4º Congresso Nacional dos Aspirantes à Carreira de Diplomata (CONACD), trazendo o melhor raio-x sobre tudo o que caiu no CACD 2019. São 8 dias de evento, com painéis destinados a cada uma das disciplinas cobradas na primeira fase do concurso e com uma análise completa feita por nossos professores especialistas em aprovação. Portanto, se você está procurando uma correção comentada de cada uma das questões da prova, com orientações para possíveis recursos e download de uma planilha exclusiva para cálculo da nota de corte, você não pode perder essa oportunidade. Ah, e o melhor: é tudo on-line e gratuito!

 

>>> Garanta sua presença no 4º CONACD clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

as-areas-de-atuacao-no-site-do-itamaraty

ARTIGOS RELACIONADOS