Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

As unidades descentralizadas do Itamaraty

As unidades descentralizadas do Itamaraty

Olá, Sapientes!

 

Não deve ter um ser humano que viva ao nosso redor que não esteja sabendo que a prova do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2019 vai acontecer nesta semana, não é mesmo? Bom, para aliviar um pouco as tensões, resolvemos trazer um tema para instigar a curiosidade de vocês e tirar a cabeça, por alguns minutinhos, do dia do concurso. E aí, topam a ideia?

 

Bem, hoje nós conversar sobre um assunto que poucos candidatos do universo ceacedista sabem a respeito: as Unidades Descentralizadas do Itamaraty. Sim, estamos falando de unidades vinculadas ao Ministério das Relações Exteriores, que prestam serviços dentro do Brasil, porém não são localizadas em Brasília. Curioso, não acham?

 

As Unidades Descentralizadas são divididas em duas categorias, sendo uma delas a que que a gente vai abordar no post de hoje: os Escritórios de Representação. De acordo com o Decreto nº 9.683/2019, compete a esses escritórios “coordenar e apoiar, junto às autoridades estaduais e municipais de suas respectivas áreas de competência, as ações desenvolvidas pelo Ministério”. Isso significa que, em cada região brasileira existe um escritório do Itamaraty em atividade.

 

Se formos um pouquinho mais afundo em suas atribuições, veremos que, conforme indica o Regimento Interno da Secretaria de Estado das Relações Exteriores, os Escritórios de Representação são responsáveis por “coordenar e apoiar, junto às autoridades estaduais e municipais, assim como às federais sediadas em suas respectivas áreas de jurisdição e aos segmentos locais acadêmico, cultural, empresarial e outros, as ações desenvolvidas pelo Ministério”, bem como por “apoiar as iniciativas da comunidade no plano externo, sempre que compatíveis com o marco regulatório nacional e as diretrizes de política externa do Governo em curso”. Superinteressante isso, não é verdade?

 

Muitos desses Escritórios de Representação do MRE possuem contas em redes sociais, sendo possível, portanto, acompanhar seu trabalho e atividades. Eis aqui a lista de todos eles:

  • Escritório de Representação no Rio de Janeiro (ERERIO)
  • Escritório de Representação no Rio Grande do Sul (ERESUL)
  • Escritório de Representação na Região Nordeste (ERENE)
  • Escritório de Representação em São Paulo (ERESP)
  • Escritório de Representação no Paraná (EREPAR)
  • Escritório de Representação em Santa Catarina (ERESC)
  • Escritório de Representação em Minas Gerais (EREMINAS)
  • Escritório de Representação na Bahia (EREBAHIA)
  • Escritório de Representação na Região Norte (ERENOR)

 

Como eu faço para estudar para o CACD?

 

Fiquem tranquilos, pois vocês estão no lugar certo. Aqui no Sapientia, o Curso Regular Extensivo (CRE) é ideal para quem quer explicações detalhadas sobre todos os pontos do edital. Nele você terá todo o apoio necessário, com aulas online 100% inéditas, plantão de dúvidas diretamente com o professor e materiais em PDF. Fora o corpo docente do Sapientia, que é reconhecidíssimo no mercado. Quem vem com a gente? 

 

>>> Conheça mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.


E aí, curtiram? Então, até a próxima!

 

as-unidades-descentralizadas-do-itamaraty

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS