Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Dicionário de Economia para o CACD

Dicionário de economia para o CACD: Curva de Laffer

Dicionário de economia para o CACD: Curva de Laffer

Conteúdo postado em 22/01/2021

Olá, sapientes!

 

Já falamos aqui sobre a curva de Phillips, mas hoje é a vez do Blog Sapi falar sobre a curva de Laffer, uma daquelas teorias da macroeconomia que basta saber um pouquinho para se dar bem no CACD, mas que pode assustar muita gente na hora da prova… Pois vamos nessa para estarmos prontos para tudo!

 

Curva de Laffer

 

A curva de Laffer apresenta uma relação entre o nível dos tributos e a receita do governo. Segundo os estudos de Arthur Laffer, se o governo não cobrar nenhum imposto, ele não terá fundos para se sustentar, mas, do mesmo modo, se o poder estatal cobrar 100% da renda dos trabalhadores em impostos a sua receita também será nula, já que ninguém aceita trabalhar só para sustentar o governo, né? Assim, o gráfico da curva de Laffer mostra uma representação teórica entre o nível da receita do governo e o valor das alíquotas.

 

Elasticidade da receita taxável

 

Essa representação gráfica é usada para ilustrar a "elasticidade da receita taxável". No gráfico, serão registrados os níveis de taxação de 0% e 100% da renda das famílias e o valor obtido pelo governo com cada nível de alíquota. Assim, a curva de Laffer é crescente até o ponto do nível máximo de tributos que a população aceita pagar sem gerar problemas para a produtividade da economia, que coincidentemente, é o ponto de maior receita arrecadada pelo governo, e vai decaindo com a elevação dos tributos, formando um arco.  

 

O objetivo da análise feita na curva de Laffer é encontrar o nível ideal para os tributos, o ponto de maior arrecadação, sem gerar desestímulo para a economia e, consequente, perda de receita para o governo. Ainda assim, é importante perceber que a curva de Laffer é apenas uma representação teórica da economia, proporcionando somente estimativas e não valores concretos para a tributação ideal.

 

 

Ser diplomata está em seus planos?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa completo pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento para te auxiliar a atingir um ótimo resultado no Concurso da Diplomacia. Curtiu a ideia?

 

 >>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS