Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Dicionário de Sociologia para o CACD

Dicionário de sociologia para o CACD: Robert Jacques Turgot e a Fisiocracia

Dicionário de sociologia para o CACD: Robert Jacques Turgot e a Fisiocracia

Conteúdo postado em 24/09/2021

Olá, sapientes!

 

Robert Jacques Turgot foi o responsável pela pasta das finanças da França entre 1774 e 1776, mas ficou mais conhecido por suas contribuições para o estudo da economia. Além disso, Robert Turgot também apareceu no CACD 2019. 

 

O período em que Turgot atuou como ministro-geral da finanças foram exatamente os anos que antecederam a revolução francesa. A França já vinha sentindo os efeitos negativos dos gastos com a Guerra dos 7 anos (1756-1763) e, pouco depois, a crise agrícola de 1775 e a Guerra de independência das treze colônias (1776-1783) só pioraram a situação econômica do país. 

 

Reforma econômica radical

 

Na tentativa de reequilibrar as contas públicas, Turgot foi o responsável por iniciar uma reforma econômica radical, focada em cortes de gastos do clero e da nobreza, o que, como já dá para imaginar, não foi muito bem recebido por esses dois estamentos sociais… 

 

A liberalização do mercado de grãos também fazia parte dessa reforma. Como explicaremos melhor em seguida, Turgot era um fisiocrata e acreditava que diminuir a regularização do Estado na economia melhoraria os rendimentos do país. O problema é que essa desregularização ocorreu exatamente quando houve uma grave crise agrícola em 1775. A França, já nessa época, é o grande produtor agrícola da Europa e com a elevação dos preços dos gêneros agrícolas somados à menor regulamentação estatal, os produtores preferiam exportar seus produtos a abastecer o mercado interno, deixando uma população faminta.

 

E, com os preços exorbitantes, a população não deixou barato, dando início à Guerra da Farinha de 1775, com direito a motins e saques de alimentos.

 

Tanto o resultado da política liberalizante do comércio, quanto a resistência dos demais ministros e de especuladores do mercado às reformas, levaram Turgot a ser demitido pelo rei Luís XVI. Ainda assim, as ideias de Turgot em defesa da diminuição do peso do Estado na economia marcaram a história e o estudo da economia. Vamos ver que ideias são essas!

 

Turgot e a Fisiocracia

 

Monsieur Turgot é conhecido por ser o pai da fisiocracia, uma teoria que, de certa forma, tem bases semelhantes às do liberalismo. Assim como os liberais, esse economista defendeu a liberdade econômica e o direito de propriedade, era contrário ao protecionismo e, como já vimos, à intervenção do Estado na economia. Para ele, a desigualdade na distribuição de terra geraria a divisão do trabalho e as trocas voluntárias necessárias para a geração de riquezas. Consequentemente, ele acreditava que políticas distributivas seriam incompatíveis com a manutenção da produção de renda do país.

 

A principal diferença entre o liberalismo e a teoria de Turgot estava no fato de a fisiocracia defender que  a agricultura era a principal atividade para a geração de riqueza e não o comércio. Fortemente contrário ao mercantilismo, isto é, às políticas de acumulação de metais dos reis absolutistas, Turgot defende que a riqueza advinha, na realidade, da produção agrícola e comércio seriam apenas uma etapa posterior, dependente da produção agrícola.

 

Agora não dá mais para levar um susto caso o nome de Turgot ou o termo fisiocracia apareça em uma próxima questão do CACD!

 

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS