
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Robert Jacques Turgot foi o responsável pela pasta das finanças da França entre 1774 e 1776, mas ficou mais conhecido por suas contribuições para o estudo da economia. Além disso, Robert Turgot também apareceu no CACD 2019.
O período em que Turgot atuou como ministro-geral da finanças foram exatamente os anos que antecederam a revolução francesa. A França já vinha sentindo os efeitos negativos dos gastos com a Guerra dos 7 anos (1756-1763) e, pouco depois, a crise agrícola de 1775 e a Guerra de independência das treze colônias (1776-1783) só pioraram a situação econômica do país.
Reforma econômica radical
Na tentativa de reequilibrar as contas públicas, Turgot foi o responsável por iniciar uma reforma econômica radical, focada em cortes de gastos do clero e da nobreza, o que, como já dá para imaginar, não foi muito bem recebido por esses dois estamentos sociais…
A liberalização do mercado de grãos também fazia parte dessa reforma. Como explicaremos melhor em seguida, Turgot era um fisiocrata e acreditava que diminuir a regularização do Estado na economia melhoraria os rendimentos do país. O problema é que essa desregularização ocorreu exatamente quando houve uma grave crise agrícola em 1775. A França, já nessa época, é o grande produtor agrícola da Europa e com a elevação dos preços dos gêneros agrícolas somados à menor regulamentação estatal, os produtores preferiam exportar seus produtos a abastecer o mercado interno, deixando uma população faminta.
E, com os preços exorbitantes, a população não deixou barato, dando início à Guerra da Farinha de 1775, com direito a motins e saques de alimentos.
Tanto o resultado da política liberalizante do comércio, quanto a resistência dos demais ministros e de especuladores do mercado às reformas, levaram Turgot a ser demitido pelo rei Luís XVI. Ainda assim, as ideias de Turgot em defesa da diminuição do peso do Estado na economia marcaram a história e o estudo da economia. Vamos ver que ideias são essas!
Monsieur Turgot é conhecido por ser o pai da fisiocracia, uma teoria que, de certa forma, tem bases semelhantes às do liberalismo. Assim como os liberais, esse economista defendeu a liberdade econômica e o direito de propriedade, era contrário ao protecionismo e, como já vimos, à intervenção do Estado na economia. Para ele, a desigualdade na distribuição de terra geraria a divisão do trabalho e as trocas voluntárias necessárias para a geração de riquezas. Consequentemente, ele acreditava que políticas distributivas seriam incompatíveis com a manutenção da produção de renda do país.
A principal diferença entre o liberalismo e a teoria de Turgot estava no fato de a fisiocracia defender que a agricultura era a principal atividade para a geração de riqueza e não o comércio. Fortemente contrário ao mercantilismo, isto é, às políticas de acumulação de metais dos reis absolutistas, Turgot defende que a riqueza advinha, na realidade, da produção agrícola e comércio seriam apenas uma etapa posterior, dependente da produção agrícola.
Agora não dá mais para levar um susto caso o nome de Turgot ou o termo fisiocracia apareça em uma próxima questão do CACD!
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Bons estudos!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.