
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Todo mundo se recuperando da maratona que foi a prova de ontem, né? Pensando nisso, o dicionário jurídico da vez vai ser um pouquinho mais leve hoje (só hoje!). Vamos entender o que é o tal vernáculo e a importância dele para as decisões jurídicas!
O termo "vernáculo'' significa a linguagem de uma nação na sua forma mais “pura”, sem erros gramaticais, sem estrangeirismos ou construções sintáticas. Mas por que saber isso é importante para o estudo de direito para o CACD?
Pois bem, segundo o art. 156 do Código de Processo Civil, “em todos os atos e termos do processo é obrigatório o uso do vernáculo”. Isso é o mesmo que dizer que o direito brasileiro só aceita instrumento em português nas variantes padrão ou formal.
Inviolabilidade do direito à vida e à liberdade
Isso gera uma consequência importante para os estrangeiros residentes no país ou que tenham algum tipo de relação com o Brasil. Tanto brasileiros quanto estrangeiros residentes ou não residentes no país têm assegurada a inviolabilidade do direito à vida e à liberdade, de modo que todos podem impetrar habeas corpus, como um remédio constitucional contra casos de possível prisão ilegal. No entanto, estrangeiros também devem usar o bendito vernáculo, isto é, eles podem impetrar habeas corpus sem a ajuda de um advogado, desde que seja em bom português.
A razão para a obrigatoriedade do português está no dever de respeitar o princípio da publicidade. Sendo assim, para facilitar a transparência e o bom entendimento de todos os interessados no caso específico, o art. 13 da Constituição Federal definiu que “a língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil”. Consequentemente, petições escritas em outros idiomas não poderiam sequer ser juntadas aos autos.
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Bons estudos!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.