
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, queridos sapientes!
Que tal uma nova sugestão de leitura para auxiliar nos estudos enquanto esperamos pela realização da 1ª fase do CACD?
A obra para a bibliografia do CACD recomendada da vez é o livro “História da Política Exterior do Brasil”, dos professores Amado Luiz Cervo e Clodoaldo Bueno.
Destrinchando a obra
Nesse livro, a política exterior brasileira é estudada desde suas raízes, com as negociações do reconhecimento da Independência no pós 1822, até a política externa constituída no governo Lula. Tudo isso é dividido em três partes, com Cervo explicando, na primeira, a estruturação da soberania e das instituições do país; Bueno analisando, na segunda, a transição da economia do eixo externo para o interno, e Cervo finalizando, na terceira parte, com uma análise da passagem do desenvolvimentismo do período da ditadura civil-militar para a defesa da globalização no início dos anos 2000.
A obra é considerada um clássico não só para os ceacedistas, como também para todos os estudiosos das relações internacionais, por reformular a abordagem tradicional da história sobre a política externa brasileira, proporcionando reflexões pertinentes e bastante aprofundadas.
A leitura de “História da Política Exterior do Brasil”, como um todo, é realmente útil para o concurso, mas, para se preparar para o CACD, os professores indicam, especificamente, o estudo e o fichamento dos capítulos que tratam do período posterior a 1945.
Agora é só começar a leitura!
Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?
>>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.
Bons estudos!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.