Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: História da Política Exterior do Brasil

Sugestão de leitura para o CACD: História da Política Exterior do Brasil

Conteúdo postado em 04/06/2021

Olá, queridos sapientes!

 

Que tal uma nova sugestão de leitura para auxiliar nos estudos enquanto esperamos pela realização da 1ª fase do CACD?  

 

A obra para a bibliografia do CACD recomendada da vez é o livro “História da Política Exterior do Brasil”, dos professores Amado Luiz Cervo e  Clodoaldo Bueno.

 

Destrinchando a obra

 

Nesse livro, a política exterior brasileira é estudada desde suas raízes, com as negociações do reconhecimento da Independência no pós 1822, até a política externa constituída no governo Lula. Tudo isso é dividido em três partes, com Cervo explicando, na primeira, a estruturação da soberania e das instituições do país; Bueno analisando, na segunda, a transição da economia do eixo externo para o interno, e Cervo finalizando, na terceira parte, com uma análise da passagem do desenvolvimentismo do período da ditadura civil-militar para a defesa da globalização no início dos anos 2000.

 

A obra é considerada um clássico não só para os ceacedistas, como também para todos os estudiosos das relações internacionais, por reformular a abordagem tradicional da história sobre a política externa brasileira, proporcionando reflexões pertinentes e bastante aprofundadas.

 

A leitura de “História da Política Exterior do Brasil”, como um todo, é realmente útil para o concurso, mas, para se preparar para o CACD, os professores indicam, especificamente, o estudo e o fichamento dos capítulos que tratam do período posterior a 1945.

 

Agora é só começar a leitura!

 

Ser diplomata é o seu objetivo?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

 

Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS