Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

Importância estratégica do estreito de Ormuz

Importância estratégica do estreito de Ormuz

Conteúdo postado em 01/04/2020

Olá, futuros diplomatas!

 

Desde o segundo semestre do ano passado até os primeiros meses de 2020 a tensão entre o Irã e os Estados Unidos sofreu grande escalada. Chamaram à atenção os ataques feitos pelo Irã a cargueiros comerciais britânicos e petroleiros sauditas. Nesse contexto, os Estados Unidos se colocam como responsáveis pela proteção da região e instalam uma base marítima no Bahrein. 

 

Não é de hoje que a região é disputada. Na coleção “O Brasil Colonial”, as historiadoras Carla Maria Carvalho de Almeida e Mônica Ribeiro de Oliveira explicam que o estreito fez parte do império português até o início do século XVII (período em que as outras nações começaram a contestar as possessões ultramarinas ibéricas), mas com apoio da Inglaterra, os persas conquistaram o território.

 

Em relação à atualidade, a região não deixou de ser palco de tensões e conflitos. Na guerra entre o Irã e o Iraque, em 1980, os dois Estados continuamente ameaçavam os petroleiros um do outro. Em 2010, um petroleiro japonês foi atacado no estreito por um grupo ligado à Al-Qaeda. No início de 2012, o Irã ameaçou interferir nos navios que viajavam pelo estreito em retaliação às sanções dos EUA e dos países europeus que visavam diminuir a exportação de petróleo iraniano no esforço ocidental para impedir Teerã de desenvolver armas nucleares. 

 

Não é de se surpreender que, como forma de evitar os conflitos na hidrovia problemática, a Arábia Saudita, em parceria com os Emirados Árabes, iniciaram o projeto para construir um novo oleoduto na região.

 

Por que o estreito de Ormuz está envolvido em tantos conflitos?

 

Localizado entre o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã, o Estreito de Ormuz é a única porta de saída para o Oceano Índico da Arábia Saudita, Emirados Árabes, Iraque, entre outros países. A maior parte da produção de petróleo dos países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) passa pelo estreito, já que por lá é escoada a produção de quatro dos maiores exportadores de petróleo: Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos e Kuwait. Sem falar no Catar, o maior exportador de gás natural liquefeito (GNL) do mundo, que também envia a maior parte do GNL pelo estreito. 

 

Segundo os dados do Fórum Econômico Global (WEF), 20,3 milhões de barris de petróleo por dia atravessaram o estreito em 2017, contabilizando cerca de um terço do comércio marítimo global de petróleo naquele ano. Enquanto que em 2018, 1,4 milhões de barris por dia passaram pelo estreito a caminho somente dos Estados Unidos, sem contar que mais de um quarto de todo o comércio global de gás natural liquefeito teve início no estreito naquele mesmo ano.

 

Com esses dados fica claro a importância estratégica do estreito de Ormuz para a economia global, não é mesmo? 

 

E como eu me preparo para o CACD 2020?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS