Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

Kominform X Komintern

Kominform X Komintern

Conteúdo postado em 03/02/2021

Olá, sapientes! 

 

Conhecer os termos caros para a historiografia é importante, principalmente, para a terceira fase do CACD, não é mesmo? Para dar uma forcinha nesse quesito, o Blog Sapi vai explicar os conceitos de “Kominform” e “Komintern”. Vamos nessa!

 

Komintern

 

O “Komintern” foi criado para organizar a cooperação entre as esquerdas em ordem mais global, internacional (só lembrar do “intern”, de internacional).

 

“Komintern” é só o termo russo usado para designar a III Internacional Comunista (1919-1943), uma organização, ou melhor, mobilização comunista iniciada por Lenin e pelo partido bolchevique após a Primeira Guerra Mundial. Esse organização é dissolvida no contexto do ápice da Segunda Guerra Mundial, como uma forma de diminuir a desconfiança dos aliados em relação à URSS.

 

Kominform

 

O “Kominform” não foi criado como uma substituição para o “Komintern”, como algumas pessoas podem pensar por conta da posteridade do primeiro em relação ao outro. O “Kominform”, uma espécie de partido ou organização internacional, foi criado em 1947 para organizar os partidos comunistas, mas limitava-se a apenas ao âmbito da Europa.

 

Só alguns anos depois da dissolução do “Komintern” é que surge o “Kominform”, não para substituir a finada organização, mas com uma nova proposta e novos objetivos. O “Kominform” reuniu os Partidos Comunistas da Bulgária, Checoslováquia, França, Hungria, Itália, Polônia, União Soviética e Iugoslávia, todos coordenados pelos ditames do Partido Comunista da União Soviética, que organizava encontros periódicos. Quando ocorre o rompimento entre Tito e Stalin, os dois principais líderes de partidos comunistas europeus do período, o “Kominform” perde sentido e é dissolvido em 1956.

 

Entenderam por que devem tomar cuidado para não confundir esses dois conceitos na hora das leituras e, principalmente, na hora da prova, né?

 

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?


Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 



 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.


Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS