
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Conhecer os termos caros para a historiografia é importante, principalmente, para a terceira fase do CACD, não é mesmo? Para dar uma forcinha nesse quesito, o Blog Sapi vai explicar os conceitos de “Kominform” e “Komintern”. Vamos nessa!
Komintern
O “Komintern” foi criado para organizar a cooperação entre as esquerdas em ordem mais global, internacional (só lembrar do “intern”, de internacional).
“Komintern” é só o termo russo usado para designar a III Internacional Comunista (1919-1943), uma organização, ou melhor, mobilização comunista iniciada por Lenin e pelo partido bolchevique após a Primeira Guerra Mundial. Esse organização é dissolvida no contexto do ápice da Segunda Guerra Mundial, como uma forma de diminuir a desconfiança dos aliados em relação à URSS.
Kominform
O “Kominform” não foi criado como uma substituição para o “Komintern”, como algumas pessoas podem pensar por conta da posteridade do primeiro em relação ao outro. O “Kominform”, uma espécie de partido ou organização internacional, foi criado em 1947 para organizar os partidos comunistas, mas limitava-se a apenas ao âmbito da Europa.
Só alguns anos depois da dissolução do “Komintern” é que surge o “Kominform”, não para substituir a finada organização, mas com uma nova proposta e novos objetivos. O “Kominform” reuniu os Partidos Comunistas da Bulgária, Checoslováquia, França, Hungria, Itália, Polônia, União Soviética e Iugoslávia, todos coordenados pelos ditames do Partido Comunista da União Soviética, que organizava encontros periódicos. Quando ocorre o rompimento entre Tito e Stalin, os dois principais líderes de partidos comunistas europeus do período, o “Kominform” perde sentido e é dissolvido em 1956.
Entenderam por que devem tomar cuidado para não confundir esses dois conceitos na hora das leituras e, principalmente, na hora da prova, né?
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Bons estudos!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.