Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

La Espera: Um documentário que todo ceacedista deveria assistir

La Espera: Um documentário que todo ceacedista deveria assistir

Conteúdo postado em 26/02/2021

Olá, sapientes!

Com a prova do CACD 2021 chegando, a gente se esforça para usar todo o tempo livre possível para focar nos estudos, mas, para aprender sem forçar a mente ao máximo, podemos usar o final de semana para unir aprendizado e entretenimento ao assistir um documentário que trata sobre um daqueles temas quentes para o CACD: a migração.

 

Situação de imigrantes nos Estados Unidos

 

O documentário "La Espera", de Danilo do Carmo e Jakob Krese, recolhe detalhes de um tema que esteve na mídia desde o início do governo Trump, a situação da entrada de imigrantes nos Estados Unidos. No caso, a produção acompanha a travessia de latino-americanos na fronteira da superpotência. Em apenas 14 minutos, o curta-metragem consegue retratar o sofrimento e a vulnerabilidade dos migrantes na trajetória de busca por melhores condições de vida.

 

Mas, se você está pensando que esse é só mais um documentário falando das mazelas do mundo, está muito enganado. O filme é marcado por um olhar poético e estético que foge do convencional. Ainda assim, não deixa de ser terrivelmente realista ao apresentar a trajetória diária de migrantes e refugiados provenientes de Honduras, El Salvador, Nicarágua, Guatemala e México. As imagens, com uma bela fotografia do cenário e das pessoas, foram gravadas entre dezembro de 2019 e março de 2020, com o objetivo de apresentar o foco central na esperança do grupo, estacionado no deserto em barracas improvisadas. O sonho daqueles migrantes é poder conseguir uma nova casa após embarcar no La Bestia, ou “trem da morte”, uma locomotiva que atravessa a fronteira levando mercadorias.

 

O documentário “La Espera” foi recentemente premiado na 36ª edição do Festival de Curta-Metragem de Hamburgo, na Alemanha, que ocorreu virtualmente, como melhor filme de 2020 (o que nos mostra que vale mesmo a pena assistir essa produção de Danilo do Carmo e Jakob Krese).

 

Gostou? Então clica aqui e assista ao trailer do documentário!

 

 

Você está se preparando para a CACD?


Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Bons estudos!

 

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS