
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Hoje o Blog Sapi vai falar de um dos grandes nomes da Primeira República... Mais conhecido por ter sido presidente, Nilo Peçanha também foi um dos nossos Chanceleres à frente do Itamaraty.
Pontos relevantes dessa gestão
Nilo Peçanha iniciou a carreira política como um abolicionista, fundando o Partido Republicano da província do Rio de Janeiro, em 13 de novembro de 1888. Já com a carreira mais madura, assumiu em 1909, após a morte de Afonso Pena, o cargo de presidente, sendo considerado o primeiro presidente afro-descendente do Brasil. Durante esse breve governo, que durou de 1909 a 1910, Peçanha ampliou a malha ferroviária do país com a construção de estradas nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, além de ter criado o Ministério da Agricultura, Comércio e Indústria e o Serviço de Proteção aos Índios (SPI), antecessor da Funai.
Em 1917, foi nomeado ministro das Relações Exteriores pelo presidente Venceslau Brás, mantendo-se no cargo até o final desse governo. Estando à frente do Itamaraty, foi um dos articuladores da entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial, logo após navios brasileiros terem sido afundados pela marinha alemã, já que o país mantinha a neutralidade desde o início da guerra, em 1914. Lembrando que a participação brasileira no conflito se restringiu ao envio de um corpo de médicos, alguns pilotos de aeronaves e um grupo expedicionário para patrulhar parte da costa africana e o Atlântico Norte.
O papel de Peçanha na carreira de Maria José de Castro Rebello Mendes
Outro ponto interessante da gestão de Nilo Peçanha no Ministério das Relações Exteriores foi ele ter permitido a admissão à carreira de diplomata da primeira mulher a exercer um cargo público na Primeira República, Maria José de Castro Rebello Mendes. Para fundamentar sua decisão, Peçanha afirmou que se existiram imperatrizes e rainhas, não haveria motivo para impedir de ser empossada uma mulher interessada em um cargo administrativo.
Esse episódio interessante apareceu em uma questão da primeira fase do CACD 2019.
Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?
>>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.
Até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.