Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

As revoltas mais importantes da Primeira República

As revoltas mais importantes da Primeira República

Conteúdo postado em 02/06/2021

Olá, sapientes!

 

Para ajudar os estudos enquanto esperamos pela 1ª fase do CACD, o Blog Sapi preparou um resumão das revoltas mais importantes da Primeira República. Vem com a gente porque esse é o tipo de coisa que todo ceacedista precisa saber, viu?

 

1896-1897 - Guerra de Canudos

Aconteceu na Bahia, sob a presidência de Prudente de Morais (1894-1898). 

 

Canudos foi um ajuntamento formado por Antônio Conselheiro para acolher a população oprimida no sertão da Bahia. O governo decidiu pela repressão da mobilização, pois Conselheiro havia formado uma comunidade que não era subordinada à República, sendo considerado um monarquista pelo Rio de Janeiro. Surpreendendo a todos, o arraial de Canudos conseguiu resistir a três expedições militares que visavam destruir a comunidade.

 

1904 - Revolta da Vacina

Aconteceu no Rio de Janeiro, sob a presidência de Rodrigues Alves, e o estopim foi a vacinação obrigatória no contexto de combate ao surto de varíola.

 

O governo havia proposto um projeto de combate às doenças a partir da urbanização do Rio de Janeiro na chamada reforma Pereira Passos. Porém, foram os mais pobres que sofreram com a demolição dos casebres e o aumento do custo de vida. A desconfiança em relação aos benefícios da vacinação também influenciaram a revolta, que foi estimulada pela oposição na tentativa de derrubar o governo de Rodrigues Alves. 

 

1910 - Revolta da Chibata

Aconteceu no Rio de Janeiro, sob a presidência de Hermes da Fonseca, e o estopim foi o aumento dos salários somente para os oficiais e não para os marinheiros.

 

A revolta era contra os baixos salários, as péssimas condições de trabalho e o código disciplinar que permitia castigos físicos que remontavam à época da escravidão. Como consequência da mobilização, os marinheiros revoltosos foram mortos, presos ou expulsos do serviço militar.

 

1912 - 1916 - Guerra do Contestado

Aconteceu na fronteira entre o Paraná e Santa Catarina, sob a presidência de Hermes da Fonseca e Venceslau Brás.

 

Contestado também foi um ajuntamento com história semelhante à de Canudos. Nesse caso, o estopim para essa mobilização popular foi a construção de uma estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul. Apesar de prometer o desenvolvimento da região, o empreendimento acabou expulsando a população rural de suas terras. Além disso, muitos trabalhadores foram levados para a região como mão de obra na construção da linha férrea, mas, ao final da construção, não receberam apoio para retornarem para seus lares. O resultado disso foi um ajuntamento de pessoas empobrecidas e desabrigadas. Sensibilizado pela situação da população, o monge José Maria de Santo Agostinho, sem autorização do governo, acabou formando uma comunidade para acolher aquelas pessoas. O governo, no entanto, considerou o ajuntamento como uma ameaça à recém-formada República e reprimiu a comunidade.

 

1917 - Greve geral 

Aconteceu em São Paulo, sob a presidência de Venceslau Brás, e o estopim foi a escassez de alimentos e inflação nos preços dos produtos básicos.

 

O Brasil é hoje o segundo maior exportador de alimentos do mundo, mas, até os anos 1960, o país era importador líquido de alimentos. Com a Primeira Guerra Mundial, as camadas médias urbanas sentiram o impacto da crise econômica e do fechamento dos mercados provocado pela guerra sistêmica. Consequentemente, os trabalhadores foram às ruas pedir por melhores condições de trabalho e aumento de salário. Após cinco dias de paralisação geral, os grevistas tiveram suas reivindicações atendidas.

 

Mas, atenção! Essa mobilização de  operários e comerciantes não teve nenhuma influência da revolução russa. Nesse momento, havia, no Brasil, uma forte influência anarcossindicalista. Já o apoio ao socialismo só se fortaleceu no Brasil com a fundação, em 1922, do Partido Comunista do Brasil, em um processo de declínio do anarcossindicalismo.

 

Ser diplomata é o seu objetivo?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS