Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

O que é o Programa Mundial de Alimentos?

O que é o Programa Mundial de Alimentos?

Conteúdo postado em 14/04/2021

Olá, sapientes!
 
Conhecer as principais instituições que fazem parte do sistema internacional e suas devidas contribuições é uma parte importante do que é cobrado na prova de política internacional do CACD, né? Por isso, o Blog Sapi não poderia deixar de falar do Programa Mundial de Alimentos (PMA).
 
Funções do PMA
 
Apesar de não ser uma das instituições mais conhecidas, o PMA, ou World Food Programme (WFP), do inglês, faz parte do sistema ONU e foi o ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2020 por conta dos resultados que atingiu no combate à fome e à desnutrição no mundo. A importância da organização está em promover não só a distribuição de alimentos, como também a cooperação técnica, a capacitação e o diálogo para o estabelecimento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento.
 
A principal atuação do PMA hoje ocorre no Iêmen, em uma operação de emergência considerada uma das maiores do mundo. O PMA foi essencial nos últimos anos nesse país, o mais pobre da Península Arábica, devido aos efeitos causados pelo conflito iniciado em 2014 entre o governo e o grupo insurgente houthis. É essa instituição que distribui, todos os meses, alimentos para 13 milhões de pessoas no Iêmen, entre elas, 1,1 milhão de mulheres e crianças menores de cinco anos - todos em situação de vulnerabilidade devido ao conflito vivenciado no país.
 
O PMA ao redor do mundo
 
Ainda assim, o PMA também atua em diversas outras regiões do mundo, como a América Central. No último relatório publicado pela instituição, foi evidenciado que, devido à pandemia e aos furacões Eta e Iota, causados pelas mudanças climáticas, o nível de insegurança alimentar em El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua aumentou 400% se comparado com 2018. Para lidar com esse problema, que tem impulsionado uma emigração massiva da população da região, a instituição disse que serão necessários mais de US $47 milhões para ajudar 2,6 milhões de pessoas dos quatro países no primeiro semestre de 2021. 
 
Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?
 
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 
 
 
 
 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
 
 
 
Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS