Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

Pacote bilateral de comércio entre o Brasil e os EUA

Pacote bilateral de comércio entre o Brasil e os EUA

Conteúdo postado em 17/03/2021

Olá, sapientes!

 

Vocês sabem que acordos e atualizações nas relações comerciais do Brasil costumam aparecer na primeira fase de política internacional do CACD, né? Por isso, é muito importante prestar atenção nos compromissos mais recentes fechados com nossos parceiros comerciais. Sendo assim, hoje a gente vai falar sobre o acordo concluído em 2020 entre o Brasil e os EUA. Vem com a gente!

 

Negociado via Comissão de Relações Econômicas e Comerciais do Acordo Brasil-Estados Unidos de Cooperação Econômica e Comercial (ATEC), o recente “pacote bilateral de comércio” entre o Brasil e os EUA tem a finalidade de possibilitar um maior fluxo comercial entre os dois países. A estratégia do pacote para alcançar esse objetivo está focada em três frentes de ação: a harmonização de regulação, combate à corrupção e medidas de facilitação de negócios.

 

Cuidado com a pegadinha de prova que esse pacote da ATEC pode inspirar: esse acordo bilateral não trata sobre diminuição de tarifas, e nem poderia tratar… Sabe por quê? Pois bem, o motivo disso é o Brasil não poder negociar bilateralmente acordos que tratem sobre tarifas. Desde a decisão n°32 de 2000 do Conselho Mercado Comum (CMC), ficou definido que os membros do Mercosul devem negociar em conjunto, via Mercosul, qualquer acordo relacionado com a diminuição de tarifas envolvendo outras organizações internacionais ou Estados que não façam parte da integração regional.

 

Ser diplomata está em seus planos?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa completo pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento para te auxiliar a atingir um ótimo resultado no Concurso da Diplomacia. Curtiu a ideia?

 

 >>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS