
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Que tal uma dica de leitura para ajudar a completar o edital de política internacional? Sendo assim, a Sugestão de Leitura que o Blog Sapi trouxe dessa vez é o livro "Sessenta anos de política externa brasileira"!
Sobre o livro
Esse estudo publicado por José Augusto Guilhon de Albuquerque mostra a evolução da PEB desde o início do governo Vargas, em 1930, até a redemocratização, nos anos 1990. Partindo de documentos oficiais e estudos de acadêmicos e diplomatas, o autor formula uma análise aprofundada sobre o período, com uma linguagem que é acessível para leitores de todos os níveis.
O recorte da política externa brasileira definido no livro é um daqueles períodos históricos muito importantes para a resolução não só das questões de política internacional, mas também das de história do Brasil. Assim, essa leitura cobre vários pontos desses dois editais e auxilia na preparação para temas que aparecem bastante na primeira e terceira fase da prova.
A obra completa é formada por quatro volumes, e indicamos a leitura de todos eles, por conta da qualidade da análise que apresentam!
Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia recomenda a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?
>>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.
Até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.