Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

Resolução Vandenberg e o impacto dela para o futuro da política externa americana

Resolução Vandenberg e o impacto dela para o futuro da política externa americana

Conteúdo postado em 29/06/2022

Olá, sapientes!

 

Ao final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética ainda eram considerados aliados. No entanto, isso começou a mudar em 1947, com a doutrina Truman e, principalmente, em 1948, com a Resolução Vandenberg. 

 

Em meio ao estabelecimento da Doutrina Truman, de contenção do socialismo e das políticas de apoio econômico do Plano Marshall para garantir o capitalismo na Europa Ocidental, surgiu a Resolução Vandenberg. No dia 11 de junho de 1948, o senador republicano Arthur H. Vandenberg conseguiu a aprovação no senado de uma resolução que possibilitou à presidência dos Estados Unidos estabelecer alianças militares mesmo em tempos de paz.

 

Consequências da  resolução Vandenberg

 

Vandenberg defendia que o comprometimento dos Estados Unidos no apoio e na proteção de seus aliados ocidentais era central para a contenção da expansão do bloco socialista. A resolução defendida por ele acabou sendo a base para a política externa americana daquele período, pois foi o que permitiu a criação de instituições fundamentais na atuação da política da potência americana durante a Guerra Fria. Como consequência da resolução Vandenberg, a OTAN pôde ser criada em abril de 1949 e a SEATO, em 1954.

 

Posteriormente, com as disputas do eixo Leste-Oeste mais definidas, os Estados Unidos, em concordância com a Resolução Vandenberg, decidiram influenciar a adesão de países da Europa Ocidental à OTAN, do Sudeste Asiático à OTASE e do Oriente Médio ao Pacto de Bagdá, além de estabelecer acordos bilaterais com alguns países como Japão e a Coreia do Sul, formando o que ficou conhecido como cordão sanitário para isolar o bloco socialista. 

 

Assim, a Resolução Vandenberg foi essencial para a integração da agenda de segurança sob a liderança dos Estados Unidos no sistema de defesa ocidental. De forma geral, essa resolução incentivou, também, que qualquer governo que deseje combater o comunismo obtivesse o apoio americano, seja econômico seja militar. 

 

Quer se preparar para o CACD, mas não sabe como começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS