
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Ao final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética ainda eram considerados aliados. No entanto, isso começou a mudar em 1947, com a doutrina Truman e, principalmente, em 1948, com a Resolução Vandenberg.
Em meio ao estabelecimento da Doutrina Truman, de contenção do socialismo e das políticas de apoio econômico do Plano Marshall para garantir o capitalismo na Europa Ocidental, surgiu a Resolução Vandenberg. No dia 11 de junho de 1948, o senador republicano Arthur H. Vandenberg conseguiu a aprovação no senado de uma resolução que possibilitou à presidência dos Estados Unidos estabelecer alianças militares mesmo em tempos de paz.
Consequências da resolução Vandenberg
Vandenberg defendia que o comprometimento dos Estados Unidos no apoio e na proteção de seus aliados ocidentais era central para a contenção da expansão do bloco socialista. A resolução defendida por ele acabou sendo a base para a política externa americana daquele período, pois foi o que permitiu a criação de instituições fundamentais na atuação da política da potência americana durante a Guerra Fria. Como consequência da resolução Vandenberg, a OTAN pôde ser criada em abril de 1949 e a SEATO, em 1954.
Posteriormente, com as disputas do eixo Leste-Oeste mais definidas, os Estados Unidos, em concordância com a Resolução Vandenberg, decidiram influenciar a adesão de países da Europa Ocidental à OTAN, do Sudeste Asiático à OTASE e do Oriente Médio ao Pacto de Bagdá, além de estabelecer acordos bilaterais com alguns países como Japão e a Coreia do Sul, formando o que ficou conhecido como cordão sanitário para isolar o bloco socialista.
Assim, a Resolução Vandenberg foi essencial para a integração da agenda de segurança sob a liderança dos Estados Unidos no sistema de defesa ocidental. De forma geral, essa resolução incentivou, também, que qualquer governo que deseje combater o comunismo obtivesse o apoio americano, seja econômico seja militar.
Quer se preparar para o CACD, mas não sabe como começar?
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Bons estudos!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.