Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

Saiba mais sobre a Comissão para Consolidação da Paz e a reforma da ONU

Saiba mais sobre a Comissão para Consolidação da Paz e a reforma da ONU

Conteúdo postado em 13/01/2021

Olá, sapientes!

 

O tema da reforma da ONU quase sempre está presente na primeira ou terceira fase do CACD, mas, pensando em mudanças na estrutura dessa organização, a gente tende a lembrar somente das propostas de reforma do Conselho de Segurança, né? Continua lendo, então, que o Blog Sapi vai te mostrar que a reforma da ONU não para no CSNU…

 

Comissão para Consolidação da Paz

 

A Comissão para Consolidação da Paz (Peacebuilding Commission), ou CCP, foi criada pelas Nações Unidas em 2005, em meio a discussões sobre a necessidade de reformar o sistema da ONU para que pudesse se adequar melhor aos desafios do cenário multipolar inaugurado com o fim da Guerra Fria.

 

Essa comissão foi criada para ser responsável por questões relacionadas à construção da paz, principalmente em países de menor desenvolvimento que estejam em conflitos. Por incrível que pareça, a ONU, grande protetora da paz internacional, até a CCP, não tinha nenhum órgão responsável específico sobre o tema da manutenção da paz (se a gente não levar em conta o apoio do Conselho de Segurança, é claro). 

 

Sendo assim, a CCP fica responsável por pensar e promover soluções para garantir uma paz que seja sustentável nos países pacificados pelas missões de paz, evitando a retomada dos conflitos após a retirada de operações de peacebuilding do local. As estratégias usadas pela Comissão para garantir isso podem variar de programas de reintegração social de ex-combatentes, orientações para o estabelecimento da estrutura burocrática do país, até simples serviços básicos de saúde e educação.

 

Contribuição da CPP

 

De forma geral, a CCP contribui para que cada Estado enfraquecido por conflitos possa funcionar efetivamente e que a sociedade civil se torne unida, como uma única nação, independente de etnia, religião, orientação política ou qualquer outra questão que esteja interferindo no bom funcionamento do país.

 

É importante a gente não perder de vista que essa comissão representa um enorme avanço no processo de reforma da ONU, já que torna a organização um pouco mais próxima do ideal que ela foi criada para ser: um instrumento de manutenção da paz internacional e contribuidora para o desenvolvimento das nações. 

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?


Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 



 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.


Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS