Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Filme

Sugestão de filme para o CACD: Bom dia, Vietnã

Sugestão de filme para o CACD: Bom dia, Vietnã

Conteúdo postado em 08/07/2021

Olá, sapientes!

Para dar uma relaxada nos estudos, mas sem deixar a preparação para o CACD de lado, que tal assistir a um bom filme? A dica do Blog Sapi, hoje, vai ser ver “Bom dia, Vietnã”. Quer saber o porquê de esse clássico dos anos 1980 estar aqui na nossa listinha de indicações? A gente conta. 

 

Estreado em janeiro de 1988, o filme “Bom dia, Vietnã” marcou o cinema internacional. Com a direção de Barry Levinson e um elenco formado pelas grandes estrelas Robin Williams, Forest Whitaker e Tung Thanh, o enredo consegue a façanha de misturar um bom drama de guerra com uma comédia autêntica.

 

Sobre o filme

 

A história é baseada nos relatos das experiências vividas pelo sargento da Força Aérea dos Estados Unidos, Adrian Cronauer, interpretado por Robin Williams, tendo início quando Cronauer é destacado, em 1965, para servir como apresentador da rádio militar em Saigon, nome oficial da capital vietnamita até 1975, atualmente conhecida por Ho Chi Minh. Logo, o carisma de Cronauer conquista os ouvintes, mas também gera conflito com seus superiores, uma vez que o sargento-radialista escolhia músicas sem a aprovação dos superiores e fazia críticas bem humoradas às situações que estava vivenciando no país. 

 

A guerra do Vietnã

 

O filme, que foi gravado em Bangkok, capital da Tailândia, tem como pano de fundo a guerra do Vietnã, um conflito entre o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul, que aconteceu entre 1959 e 1975. O recorte temporal do filme se passa exatamente em 1965, ano em que o Estados Unidos abandonou o apoio indireto e entrou diretamente no conflito do lado do governo ditatorial do Vietnã do Sul.

 

Sendo assim, não há dúvidas de que esse filme pode ajudar a memorizar o contexto em que ocorreu a guerra do Vietnã, não é mesmo?

 

Inclusive, segue abaixo uma listinha com os principais prêmios e indicações que a obra recebeu:

Oscar 1988 (EUA) - Recebeu uma indicação, na categoria de melhor ator (Robin Williams);

Globo de Ouro 1988 (EUA) - Venceu na categoria de melhor ator - comédia / musical (Robin Williams);

BAFTA 1989 (Reino Unido) - Recebeu duas indicações, nas categorias de melhor ator (Robin Williams) e melhor som;

American Comedy Awards 1988 (EUA) - Robin Williams venceu na categoria de ator mais engraçado em cinema;

Political Film Society 1989 (EUA) - Venceu na categoria Paz.

 

 

E como eu me preparo para o CACD?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

 

Fiquem saudáveis e até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS