Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Filme

Sugestão de filme: Querido Embaixador

Sugestão de filme: Querido Embaixador

Conteúdo postado em 26/11/2021

Olá, sapientes!

 

Todo mundo precisa de um momento de descanso no final de semana, né? E para aproveitar a folga sem ficar sem conteúdo para o concurso, nada melhor do que um filminho interessante e que, ainda por cima, pode ajudar no CACD! 

 

"Querido Embaixador"

 

A dica de hoje é um filme premiado que estreou nos cinemas em 2018. “Querido Embaixador”, com direção de Luiz Fernando Goulart e roteiro de Luiz Carlos Maciel e Flávia Orlando, conta os percalços da carreira diplomática de Luiz Martins de Souza Dantas (1876-1954) durante a Segunda Guerra Mundial. Seguindo um estilo de “docudrama”, o filme é uma ficção que usa fatos históricos, documentos, depoimentos e imagens de arquivo para retratar o drama vivenciado pelo embaixador. 

 

A história começa relatando a chegada em 1922 de Souza Dantas, interpretado por Norival Rizzo, à Paris para servir como embaixador em um dos postos mais altos da carreira diplomática, principalmente naquela época. O diplomata, que antes atuava como embaixador do Brasil na Itália, comemorava a promoção para trabalhar junto ao governo francês, iniciando uma vida social intensa na noite parisiense.

 

Tudo começa a mudar, no entanto, com a grande depressão de 1929 e a ascensão do nazismo. E para piorar a situação, em 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, a animação e as festas são substituídas pela decisão do embaixador de salvar o maior número de vidas possível. Em sua gestão, Souza Dantas concedeu mais de 1000 vistos a para cidadãos comuns, judeus, poderem fugir do nazismo, mesmo contrariando a definição do governo brasileiro. As ordens expressas e secretas de Getúlio Vargas proibiam nossas embaixadas de darem vistos a “judeus e outros indesejáveis”. 

 

"Justo entre as nações"

 

A semelhança com a história de Oskar Schindler, empresário alemão que comprou a liberdade de diversos judeus, retratado no filme “A Lista de Schindler” (1993), não poderia passar despercebida. A bravura da atuação humanitária de Souza Dantas, interpretada no filme, foi premiada em dezembro de 2003, com a maior condecoração do Estado de Israel, o título de “justo entre as nações”. Bem merecido, não é mesmo?

 

Vale a pena conferir “Querido Embaixador” para ajudar na memorização para o CACD do período retratado, sem contar que as informações extras e as curiosidades sobre a carreira diplomática de Souza Dantas podem ser bem úteis para incrementar as respostas da terceira fase. 

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS