Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Admirável Mundo Novo

Sugestão de leitura para o CACD: Admirável Mundo Novo

Conteúdo postado em 19/06/2020

Olá, sapientes!

 

Com a situação da pandemia e do isolamento social, as distopias voltaram à moda nesses últimos meses, não é mesmo? E por que não aderir a essa moda e incluir "Admirável Mundo Novo" nas leituras secundárias para o CACD? E, lendo o original, dá, ainda, para exercitar o inglês!

 

Um livro para refletir

 

Quando o livro foi publicado, em 1932, o autor propôs uma reflexão que é válida até os dias atuais: quais são os valores que estamos construindo como sociedade? Na distopia de Aldous Huxley, a raça humana é dominada pela falta dos valores morais, pela busca constante pelo entretenimento e pelo consumismo.

 

A engenharia genética é um dos temas centrais na distopia de Huxley, que, mesmo sendo escrita ainda na década de 1930, já inspira o debate, também bastante atual, sobre a ética na medicina genética. A sociedade da ficção é dividida em cinco castas, todas com seres humanos formados por clonagem e mutação genética: Alpha, Beta, Gama, Delta e Epsilon. 

 

Os Alpha são formados para serem mais capazes intelectualmente de ocupar cargos de liderança nessa sociedade. As castas Beta e Gama, física e intelectualmente menos capazes, são responsáveis por tarefas menos importantes. Os Deltas e os Epsilons têm a formação, quando embriões, propositalmente atrofiada e são responsáveis pelo trabalho mais duro, por resistirem melhor aos resíduos químicos e à poluição.

 

A semelhança com a realidade

 

Seja qual for a interpretação que você extraia desse livro incrível, uma coisa é certa: com quase 100 anos desde a sua publicação, essa distopia parece ainda mais próxima da contemporaneidade do que quando foi escrita. Temas como o fortalecimento dos movimentos autoritários no mundo, a produção de resíduos químicos danosos, a desinformação e a possibilidade de melhora genética de embriões não fazem mais parte só do mundo da ficção. Assim, “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, é um livro para ser lido e relido.

 

Não é à toa que, juntamente com “1984”, de George Orwell, e o "Complô contra América”, de Philip Roth, "Admirável Mundo Novo" está batendo os recordes de procura no mundo, segundo o jornal The New York Times.

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?


Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 



 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.


Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS