Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Como se preparar para o resumo de inglês do CACD?

Como se preparar para o resumo de inglês do CACD?

Olá, caros ceacdistas!

O resumo, ou summary, sempre foi visto como uma das partes mais cansativas e desafiadoras da antiga “segunda fase”. E agora que, provavelmente, o CACD só vai ter duas fases, se preparar para essa tarefa árdua é ainda mais importante. Então confere algumas dicas sobre como treinar para essa parte da prova:

  • 1) Não subestime o resumo!
    Muita gente acha que praticar para a tradução e para a versão é o suficiente para estar pronto para encarar o resumo. É claro que o estudo de inglês como um todo contribui para tirar uma boa nota em todos os modelos de avaliação. Mas, ainda assim, o resumo é um modelo à parte, e se você não estiver pronto para ele o seu tempo de resolução da prova pode ser comprometido. 

 

  • 2) Estabeleça uma frequência para praticar o resumo.
    Não é segredo para ninguém que a preparação para o CACD deve ser feita a longo prazo. Há muito conteúdo para estudar e muitos modelos de avaliação para dominar. É fácil se esquecer de se preparar para parte da prova ao dar preferência a outras mais importantes. Estabelecer uma frequência para estudar/exercitar cada matéria é uma boa saída para esse problema. Pode ser a cada 15 dias, intercalando semanalmente com a prática das traduções, versões e redações em inglês, ou como achar melhor.


  • 3) Algumas ferramentas podem ajudar, e muito!
    O Grammarly, por exemplo, é um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente no Microsoft Store e funciona como um Word ou Google Docs conectado ao seu navegador de internet. Além da correção ortográfica, ele analisa a clareza, fluidez do texto e oferece sugestões de sinônimos. Na versão paga, ele permite que seu texto seja revisado por um profissional e alerta sobre erros gramaticais, a presença de palavras inadequada, entre outras funções adicionais. Infelizmente, ele só funciona para a língua inglesa  :(


  • 4) Tenha acesso rápido a sinônimos.
    Escrever um resumo é a criação de um novo texto, e fugir da repetição de palavras do texto fonte é o objetivo central desse exercício. Sites de buscadores de sinônimos, como o lexico.com/synonym, do dicionário oxford, ou mesmo o wordreference.com e o thesaurus.com, podem ser bem úteis. Sem falar que estudar sinônimos é bem útil para a primeira fase…


  • 5) Treinar com as provas anteriores.
    Esse é um problema que se tem ao se preparar para os resumos de francês e espanhol. A gente acaba perdendo muito tempo procurando por um texto no “modelo CACD” para resumir. Mas o resumo é um tipo de avaliação que, vira e mexe, aparece e desaparece da prova de inglês. Pelo menos para essa prova isso não é um problema. Praticar até com a prova de 2006 pode ser bem válido, mesmo o tema já sendo um pouco defasado.

 

Então não tem desculpa para deixar de fazer os resumos de inglês, né?

Pensa em seguir a carreira como diplomata no Ministério do Itamaraty?


Se você está começando agora sua preparação ou precisa renovar suas estratégias de estudos para o CACD, o Programa Primeiros Passos foi desenvolvido pelo Curso Sapientia especificamente para você! O Programa é pensado para te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. Trata-se de um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?


>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.

Ótimos estudos e muita estratégia! 

 

como-se-preparar-para-o-resumo-de-ingles-do-cacd

 

ARTIGOS RELACIONADOS