Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD - As duas vidas de Joaquim Nabuco: o reformador e o diplomata

Sugestão de leitura para o CACD - As duas vidas de Joaquim Nabuco: o reformador e o diplomata

Conteúdo postado em 27/05/2022

Olá, sapientes!

 

A sugestão de leitura que trouxemos hoje, além de ser interessante e bastante útil para as provas de história do Brasil, também é uma biografia inspiradora de um diplomata brasileiro dos mais conhecidos. 

 

As duas vidas de Joaquim Nabuco: o reformador e o diplomata

 

O livro fala sobre a carreira de Joaquim Nabuco, que ficou mais conhecido na história por sua atuação como escritor e político abolicionista, mas que não deixa de ser um ótimo exemplo para os aspirantes à carreira diplomática (e um dos temas bastante presentes na prova do CACD).

 

Essa obra foi escrita pelo ex-ministro das Relações Exteriores e diplomata de carreira Celso Amorim como uma homenagem aos 100 anos da morte de Nabuco. E é exatamente porque foi escrita por outro diplomata que é tão interessante para os ceacedistas. Ela dá um enfoque maior aos episódios e questionamentos que são de interesse dos diplomatas e que podem aparecer na prova do CACD.

 

Publicado em 2010, a obra de Amorim ajuda a entender melhor quem foi o Joaquim Nabuco escritor abolicionista e diplomata. E, é claro, como um bom diplomata, Celso Amorim não poderia deixar de falar no livro sobre o papel de Nabuco na resolução da “Questão do Pirara”, um dos momentos mais memoráveis de sua carreira. Nesse episódio, Nabuco participou das negociações e do arbitramento que definiu as fronteiras com a Guiana Inglesa - uma verdadeira disputa de Davi contra Golias, já que a poderosa Inglaterra tinha interesse em defender sua ocupação na região amazônica.

 

O livro também percorre a vida de Nabuco, discutindo sobre seu pioneirismo em relação à identificação do nacionalismo brasileiro e das questões étnicas e sociais da Primeira República brasileira, até sua morte em Washington, aos 60 anos, onde atuava como primeiro embaixador.

 

E o melhor de tudo é que você pode ter acesso a essa obra gratuitamente no site da Funag. O pdf disponível lá compila, em um só arquivo, as versões em inglês e em espanhol, o que já ajuda nossos futuros diplomatas a praticarem os idiomas estrangeiros, não é mesmo?

 

Ser diplomata está em seus planos?

 

Se você está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o Sapientia acaba de abrir uma turma novinha para o Programa Primeiros Passos, que vai te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. Trata-se de um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?

 

>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS