Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Brasil - Uma biografia

Sugestão de leitura para o CACD: Brasil - Uma biografia

Conteúdo postado em 26/06/2020

Olá, sapientes!

 

 

“Brasil: Uma biografia” é uma daquelas obras completas, perfeitas para a preparação para o CACD. Além de cobrir quase todo o edital de História do Brasil em suas mais de 700 páginas, a obra de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling ainda propõe a reflexão sobre a identidade brasileira e os problemas sociais que foram estruturados como consequência de sua história. Não vai deixar essa leitura passar, né? 

 

A parte mais importante do livro para o CACD

 

O livro como um todo descreve e registra com profundidade a história do Brasil desde a chegada dos portugueses até a contemporaneidade, mas os professores do Sapientia indicam, principalmente, a leitura dos primeiros cinco capítulos para o CACD. 

 

O que a obra aborda?

 

Essa obra é introduzida por um ensaio e finalizada por outro. Com um texto acessível e agradável, esses dois ensaios definem as características que marcaram a história do país e que serão analisadas no desenvolvimento do livro. As autoras, ao longo do estudo, destacam a multiplicidade étnica e cultural do Brasil e levantam o debate sobre como a identidade nacional é definida pela contradição entre o que é na prática e no imaginário da sociedade. 

 

A análise da realidade das desigualdades sociais e da violência, que contrasta com a imagem de amabilidade e energia dos brasileiros, normalmente entendida como advinda da  pluralidade étnica e da cultura mestiça, é um dos objetivos das autoras com a publicação desse estudo (um entendimento que pode ser muito positivo para quem está buscando construir argumentos para as questões discursivas de história). 

 

A corrupção, o racismo não declarado, a tênue linha entre o público e o privado também são temas discutidos na obra por fazerem parte da estrutura social brasileira ao longo de sua história.

 

Ah! E se tiverem um tempinho, confiram também o canal da professora Lilia Schwarcz no youtube. Ela posta diversos vídeos comentando temas da sociologia e literatura!

 

Ser diplomata está em seus planos?

Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS