Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Chimamanda Ngozi Adichie

Sugestão de leitura para o CACD: Chimamanda Ngozi Adichie

Conteúdo postado em 24/10/2019

Olá, Sapientes!

 

A sugestão de leitura da semana é especialíssima e vai nos fazer refletir sobre tudo o que falamos, ouvimos e escrevemos durante a vida. E isso vale muito para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) também, já que, ao longo de nossa jornada de estudos, não podemos cair na armadilha de nos limitarmos a apenas um ponto de vista ou a uma fonte de informação. Bem profundo isso, não?

 

Pois bem, em comemoração aos 10 anos da palestra que levaria a autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie ao reconhecimento global, trazemos a sugestão da transcrição desse discurso que, hoje, conta com mais de 20 milhões de visualizações por meio do canal TED Talks: O perigo de uma história única.

 

Nessa palestra, Chimamanda nos fornece bons exemplos de sua história de vida acerca de como são criadas as imagens de um povo, de um país e, até, de um continente, quando se tem um acesso restrito de narrativas. E é aí que mora o problema, pois temos a tendência de generalizar o conhecimento sobre um assunto em função de uma perspectiva limitada. Por essa razão, a autora propõe que diversifiquemos nossas fontes e que sejamos cautelosos ao ouvirmos somente uma versão da mesma história.

 

Chimamanda, hoje, é tida como um dos grandes nomes da literatura nigeriana e como uma das mais brilhantes vozes feministas no cenário internacional. Suas obras ficcionais são um prato cheio para quem tem a leitura como um hobby e todas elas já foram traduzidas para o português e publicadas no mercado editorial brasileiro.

 

Para quem ainda não teve a oportunidade de prestigiar o discurso “O perigo de uma história única”, recomendamos suas duas fontes disponíveis: o vídeo, por meio da página do TED Talks, e o livreto de 64 páginas, com uma edição linda publicada em 2019, a qual pode ser adquirida em livrarias de todo o Brasil. É, sem dúvidas, uma oportunidade imperdível e não há desculpas para não acessá-la, hein? Ótima leitura a todos!

 

Ser diplomata é o seu objetivo de vida?

 

Então não perca a oportunidade de estudar com a gente. Se você está começando seus estudos para o CACD agora, o Sapientia acaba de abrir novas turmas para o Curso Regular Extensivo (CRE), com orientações passo a passo acerca de todo o conteúdo necessário a ser estudado e a bibliografia indicada para cada item do edital. Sem contar que as aulas são on-line e 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com nosso time de experts e material em PDF disponibilizado aos alunos. Curtiu? Então, vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-chimamanda-ngozi-adichie

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS