Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Cora Coralina

Sugestão de leitura para o CACD: Cora Coralina

Conteúdo postado em 29/08/2019

Olá, Sapientes!

 

A dez dias da prova do CACD 2019, sentimos que este é um momento para desacelerarmos um pouco e fazermos leituras mais leves em nossos raros instantes de descanso. E é por essa razão que, hoje, trazemos uma sugestão para aquecer os corações ansiosos e, de quebra, prestigiar os 130 anos de nascimento de uma das mais importantes contistas e poetisas da literatura brasileira: Cora Coralina.

 

Cora Coralina foi o pseudônimo escolhido por Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nascida na Cidade de Goiás, em 20 de agosto de 1889. Embora tenha começado a escrever seus primeiros textos aos 14 anos de idade, seu primeiro livro só foi publicado em 1965, quando já havia completado 76 anos. Em 1934, com a morte de seu marido, Cora Coralina começou a trabalhar como doceira para sustentar seus filhos, permanecendo, assim, durante muito tempo.

 

Cora também trabalhou como vendedora de livros, como redatora de um jornal municipal, chegando até a arriscar-se na carreira pública como candidata à vereadora. Em 1959, já com seus 70 anos, tomou a decisão de aprender a datilografar, para, assim, poder colocar suas poesias no papel e enviá-las a possíveis editores.

 

Em 1965, no auge de seus 75 anos, Cora teve a oportunidade de publicar seu primeiro livro intitulado O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais, o qual recomendamos como uma ótima forma de adentrar seu universo de poesias com alma popular e uma pitada de ironia. Já para mergulhar nos contos de Cora Coralina, sugerimos a obra Estórias da Casa Velha da Ponte, na qual encontraremos relatos sobre a infância e a vida de alguém que cresceu no interior de Goiás e tem muita experiência para compartilhar.

 

As obras de Cora Coralina são facilmente encontradas em livrarias físicas e virtuais, bem como nos mais diversos sebos espalhados pelo país. É só escolher um dentre os seus vários títulos e se deleitar com seu jeito simples e bem-humorado de viver a vida.

 

Nossa revisão para a prova do CACD 2019 é nesta semana!

 

A prova para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) já está quase aí e, neste momento crucial, toda ajuda para nos lembrarmos do conteúdo estudado é muito bem-vinda, você não acha? É pensando nisso, que, todo ano, o Sapi traz o evento mais importante para quem está prestes a realizar uma prova que testa tantos conhecimentos acerca de matérias tão variadas. Estamos falando do Hora H, um evento presencial, que terá sua transmissão online gravada, para que possamos relembrar os conceitos mais importantes e receber os insights mais quentes para a 1ª Fase do CACD. Serão só dicas boas que poderão, certamente, contribuir com seu desempenho na hora da prova.

 

O – e último – lote para participação no Hora H já está no finalzinho e você poderá escolher entre a modalidade presencial – limitada a apenas 20 vagas – ou a modalidade online, com a possibilidade de assistir a todas as gravações até o dia da prova. E mais, parte do valor arrecadado para o Hora H será revertida para a Casa Gota de Amor, que ajuda crianças com câncer que precisam de tratamento. E aí, curtiu? Então, vem com gente!

 

>>> Saiba mais sobre o último lote do evento Hora H de 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-cora-coralina

ARTIGOS RELACIONADOS