Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Exercícios de Gramática

Sugestão de leitura para o CACD: Exercícios de Gramática

Conteúdo postado em 19/09/2019

Olá, Sapientes!

 

A ansiedade deve estar batendo aí na porta com a espera da divulgação dos resultados da primeira fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) 2019, não é mesmo? Bem, para aqueles que não estão em ritmo de preparação para a segunda fase, porém estão com vistas para a edição de 2020 do concurso, hoje trazemos uma dica muito útil para um tipo de exercício que se mostrou bastante valorizado na prova deste ano: a gramática da língua portuguesa.

 

Todos sabemos que o número de acertos, em uma prova, tende a aumentar, quanto mais exercitamos nossas habilidades por meio de questões, certo? É como diz o ditado: “a prática leva à perfeição”. Longe de nós querermos ser perfeitos, entretanto, é claro que queremos nos tornar muito bons em acertar questões. E é por essa razão que a nossa sugestão de leitura de hoje traz dois livros ótimos para quem quer evoluir por meio da prática de exercícios de gramática.

 

O primeiro livro sugerido é Português para Concursos: Teoria e 900 Questões, de Renato Aquino. Trata-se de um manual bastante objetivo, que apresenta, de uma maneira bem descomplicada, os principais tópicos gramaticais cobrados nos certames públicos atuais. É uma linguagem bem mais simples que a do gramático Celso Cunha, por exemplo, até porque a proposta é a de ir direto ao ponto mesmo, sem o rebuscamento e o detalhamento primoroso das gramáticas tradicionais. Essa obra tem 388 páginas e está em sua 30ª edição, a qual foi publicada em 2017, sendo, portanto, facilmente encontrada em livrarias e sebos. Não tem erro!

 

A segunda sugestão é o livro Gramática pela Prática, do autor Ernani Pimentel. Como a própria editora indica, essa obra “apresenta uma metodologia inovadora que desloca o foco do 'como se ensina' para o 'como se aprende', instigando no estudante um assimilar, um aprender com autonomia (...)”. Assim como o de Renato Aquino, a linguagem é bem mais simples e acessível que a de gramáticas tradicionais, trazendo exercícios que abordem a gramática da língua portuguesa “por meio de observações de gráficos, análises, raciocínios e deduções lógicas referentes ao sistema linguístico”. O livro tem 442 páginas e sua última edição, a 16ª, foi publicada em 2013, sendo, por essa razão, não mais possível adquiri-la em livrarias; somente em sebos físicos e virtuais mesmo. Mas vale a pena procura, viu?

 

Ser diplomata é o seu objetivo de vida?

 

Então não perca a oportunidade de estudar com a gente. Se você está começando seus estudos para o CACD agora, o Sapientia acaba de abrir novas turmas para o Curso Regular Extensivo (CRE), com orientações passo a passo acerca de todo o conteúdo necessário a ser estudado e a bibliografia indicada para cada item do edital. Sem contar que as aulas são on-line e 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com nosso time de experts e material em PDF disponibilizado aos alunos. Curtiu? Então, vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-exercicios-de-gramatica

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS