Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Finanças Públicas – Teoria e Prática no Brasil

Sugestão de leitura para o CACD: Finanças Públicas – Teoria e Prática no Brasil

Conteúdo postado em 22/01/2021

 

Olá, sapientes!

 

Entender sobre as contas públicas e a receita do governo enquadra a maior parte dos tópicos do ponto 2 do edital de economia. Além disso, esse assunto é bastante presente na primeira e na terceira fase do CACD! É por isso mesmo que a sugestão de leitura de hoje vai ser uma indicação do nosso professor de economia, Rodolfo Cabral, para ajudar a dar um “norte” ao tema. 

 

Finanças Públicas: Teoria e Prática no Brasil

 

O livro “Finanças Públicas: Teoria e Prática no Brasil”, de Fábio Giambiagi e Ana Cláudia, é bastante aconselhável na hora de estudar sobre esse assunto, porque trata das especificidades legais e burocráticas do Estado brasileiro (não esqueça que cada país tem sua organização própria, o que pode gerar alguma confusão se você escolher um autor estrangeiro para estudar sobre finanças públicas…).

 

O livro como um todo é muito bom, mas, se você tiver pouco tempo para estudar ou se ainda estiver começando a aprender sobre esse tópico e ainda não se sentir preparado para aprofundar os estudos, o melhor mesmo é dar prioridade à leitura do capítulo 17 da quinta edição, que explica o sistema brasileiro de planejamento e orçamento público. Esse capítulo vai facilitar na hora de entender e memorizar a estrutura burocrática do país e como a receita e a dívida pública são contabilizadas e organizadas. 

 

Ser diplomata está em seus planos?


Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.  

 

>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS