
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Entender sobre as contas públicas e a receita do governo enquadra a maior parte dos tópicos do ponto 2 do edital de economia. Além disso, esse assunto é bastante presente na primeira e na terceira fase do CACD! É por isso mesmo que a sugestão de leitura de hoje vai ser uma indicação do nosso professor de economia, Rodolfo Cabral, para ajudar a dar um “norte” ao tema.
Finanças Públicas: Teoria e Prática no Brasil
O livro “Finanças Públicas: Teoria e Prática no Brasil”, de Fábio Giambiagi e Ana Cláudia, é bastante aconselhável na hora de estudar sobre esse assunto, porque trata das especificidades legais e burocráticas do Estado brasileiro (não esqueça que cada país tem sua organização própria, o que pode gerar alguma confusão se você escolher um autor estrangeiro para estudar sobre finanças públicas…).
O livro como um todo é muito bom, mas, se você tiver pouco tempo para estudar ou se ainda estiver começando a aprender sobre esse tópico e ainda não se sentir preparado para aprofundar os estudos, o melhor mesmo é dar prioridade à leitura do capítulo 17 da quinta edição, que explica o sistema brasileiro de planejamento e orçamento público. Esse capítulo vai facilitar na hora de entender e memorizar a estrutura burocrática do país e como a receita e a dívida pública são contabilizadas e organizadas.
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Até a próxima sugestão de leitura!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.