Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Guimarães Rosa

Sugestão de leitura para o CACD: Guimarães Rosa

Conteúdo postado em 22/05/2020

Olá, sapientes!

 

O ano de 1945 marcou o início de uma nova fase para o mundo, o que é expresso também na literatura. O fim da Segunda Guerra Mundial coincide com o fim da primeira fase do modernismo no Brasil e, simbolicamente, com a morte de Mário de Andrade

 

Nessa nova fase, novos tema e autores surgem para renovar a literatura nacional. Em 1956, Guimarães Rosa publica Grande Sertão: Veredas, obra que vai se tornar um dos símbolos da segunda fase do modernismo brasileiro. Sendo assim, o Blog Sapi não poderia deixar de indicar a leitura desse clássico. Vamos lá!

 

Sobre Grande Sertão: Veredas

 

O romance é composto no formato de uma longa narrativa oral. O próprio protagonista, Riobaldo, que vive às margens do emblemático São Francisco, narra suas memórias para um interlocutor que não responde nem faz perguntas. Por ser tratar de memórias, a narração é composta de muitas idas e vindas, sem falar que é intercalada por comentários. 

 

Riobaldo havia sido jagunço desde menino e suas histórias são permeadas pelas disputas e pela vingança, tendo como cenário o sertão de Minas Gerais, Goiás e do sul da Bahia. Enquanto conta as aventuras de sua vida para um interlocutor que, na prática é o leitor, Riobaldo reflete sobre a condição do ser humano e da possibilidade de haver vida após a morte. A existência ou não do diabo é sua maior preocupação, já que acredita ter feito, quando era jovem, um pacto com o demônio para vencer Hermógenes e cumprir seu papel ao vingar a morte do líder seu bando. 

 

Relação com o CACD

 

A obra inova pela experimentação linguística que combina neologismos, arcaísmos e termos regionais, tornando, muitas vezes, a leitura e a interpretação um desafio para os leitores. É exatamente por apresentar uma leitura desafiadora, que trechos dela já apareceram diversas vezes no CACD. Grande Sertão: Veredas, primeiro e mais famoso romance de Guimarães Rosa, é aclamado internacionalmente e já foi traduzido para diversas línguas. 

 

Não deixem de conferir o romance desse contista, novelista, romancista e diplomata, ok?

 

Ser diplomata está em seus planos?

Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS