Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Lima Barreto - Triste Visionário

Sugestão de leitura para o CACD: Lima Barreto - Triste Visionário

Conteúdo postado em 31/07/2020

Olá, sapientes!

 

Em um contexto em que muitos escritores e jornalistas negros tinham que esconder ou suavizar sua cor para ter prestígio na sociedade, Lima Barreto evidenciava sua identidade afrobrasileira e valorizava suas origens nas suas publicações. Foi esse caráter desbravador que chamou a atenção da antropóloga e historiadora, Lilia Moritz Schwarcz, e a impulsionou a manter, por dez anos, uma pesquisa sobre a vida de Lima Barreto.

 

O livro

 

“Lima Barreto - Triste Visionário”, fruto da investigação dessa historiadora, é uma biografia que conta a história de Afonso Henriques de Lima Barreto com o plano de fundo do Rio de Janeiro da Primeira República. A biografia, além de detalhar os desafios que o escritor enfrentou durante a vida, principalmente por ser negro, também abrange sua produção literária e até alguns escritos não publicados.

 

A sensibilidade e o rigor da historiadora, perceptível também em outras de suas publicações, como em “Brasil - Uma biografia” (já resenhado aqui no Blog Sapi), permitem a imersão dos leitores na análise das relações entre a produção literária e as vivências de Lima Barreto. A biografia inclui também publicações de Lima Barreto na íntegra e diários pessoais nunca publicados antes.

 

E se você quiser saber mais um pouco mais sobre esse escritor autêntico que marcou a produção literária do início do século XX, então clique aqui e confira esse vídeo do canal de Lilia Moritz Schwarcz sobre o livro “Lima Barreto - Triste Visionário”.

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS