Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Mario Quintana

Sugestão de leitura para o CACD: Mario Quintana

Conteúdo postado em 20/11/2020

Olá, sapientes!

 

Quem nunca ouviu um dos famosos versos de Mario Quintana? Esse poeta, jornalista e tradutor, que viveu entre 1906 e 1994, é considerado um dos autores mais populares do país. Ele merece um lugar especial nas sugestões de leitura do Blog Sapi, não é mesmo?  

 

Os poemas de Mario Quintana

 

Mario Quintana marcou a literatura brasileira com uma linguagem coloquial e versos simples. Começou a carreira como poeta ao publicar o livro “A Rua dos Cataventos”, em 1940, mas seu livro mais popular é “Caderno H”, de 1973, que reúne uma série de poemas curtos em prosa. Os poemas desse livro foram publicados na revista “Província de São Pedro”, de Porto Alegre, em 1945, e em outras de suas publicações anteriores. Apesar da curta dimensão e densidade poética dos poemas reunidos, eles geralmente carregam interessantes irônias, como nos trechos selecionados abaixo:

 

“Os verdadeiros poetas não leem os outros poetas. Os verdadeiros poetas leem os pequenos anúncios dos jornais.”

 

“A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer.”

 

“O tema é um ponto de partida para um poema e não um ponto de chegada, da mesma forma que a bem-amada é um pretexto para o amor.”

 

Os poemas de Mario Quintana têm um caráter bastante pessoal, tratando principalmente de questões do dia a dia da população, com a presença frequente do jogo de palavras e de ideias. O poeta propôs-se a construir uma produção poética acessível aos diversos grupos sociais, rejeitando a linguagem rebuscada, o que configurou uma de suas principais contribuições para o movimento modernista.

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS