
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Quem nunca ouviu um dos famosos versos de Mario Quintana? Esse poeta, jornalista e tradutor, que viveu entre 1906 e 1994, é considerado um dos autores mais populares do país. Ele merece um lugar especial nas sugestões de leitura do Blog Sapi, não é mesmo?
Os poemas de Mario Quintana
Mario Quintana marcou a literatura brasileira com uma linguagem coloquial e versos simples. Começou a carreira como poeta ao publicar o livro “A Rua dos Cataventos”, em 1940, mas seu livro mais popular é “Caderno H”, de 1973, que reúne uma série de poemas curtos em prosa. Os poemas desse livro foram publicados na revista “Província de São Pedro”, de Porto Alegre, em 1945, e em outras de suas publicações anteriores. Apesar da curta dimensão e densidade poética dos poemas reunidos, eles geralmente carregam interessantes irônias, como nos trechos selecionados abaixo:
“Os verdadeiros poetas não leem os outros poetas. Os verdadeiros poetas leem os pequenos anúncios dos jornais.”
“A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer.”
“O tema é um ponto de partida para um poema e não um ponto de chegada, da mesma forma que a bem-amada é um pretexto para o amor.”
Os poemas de Mario Quintana têm um caráter bastante pessoal, tratando principalmente de questões do dia a dia da população, com a presença frequente do jogo de palavras e de ideias. O poeta propôs-se a construir uma produção poética acessível aos diversos grupos sociais, rejeitando a linguagem rebuscada, o que configurou uma de suas principais contribuições para o movimento modernista.
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Bons estudos!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.