Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Relações Brasil-Argentina, uma análise dos avanços e recuos

Sugestão de leitura para o CACD: Relações Brasil-Argentina, uma análise dos avanços e recuos

Conteúdo postado em 15/05/2020

Olá, sapientes!

 

Essa semana o Blog Sapi vai indicar um artigo curtinho, mas que pode fazer muita diferença na preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). “Relações Brasil-Argentina: uma análise dos avanços e recuos”, escrito pelo diplomata de carreira Alessandro Warley Candeas, não pode faltar na sua bibliografia de estudo sobre os altos e baixo da relação com nosso vizinho, viu?

 

Do que fala o livro?

 

A publicação de Alessandro Candeas ajuda a esquematizar os diferentes períodos das relações entre o Brasil e a Argentina, e a entender melhor os contextos dos momentos positivos e negativos dessa relação. Assim, a gente pode perceber a evolução das relações, tradicionalmente permeadas por disputas, até a construção do bom relacionamento atual, onde a Argentina é um dos parceiros comerciais mais importantes do Brasil.

 

O pesquisador parte da análise do que chama de “instabilidade estrutural”, no século XIX, para explicar a formação da “estabilidade estrutural pela integração”, alcançada no século XXI. Nesse estudo, os motivos e pontos relevantes dos intercalados períodos de rivalidade e cooperação são evidenciados para facilitar o entendimento do processo de estabilização de uma relação baseada na cooperação, que é o que representa a atualidade. 

 

Além das contextualizações, o autor pretende provar a tese de que o relacionamento entre esses dois maiores países da América do Sul está baseado em políticas externas autônomas nos dois países, não sendo definidas por influência de potências externas nem pelo clima internacional.

 

Acesso

 

O artigo foi publicado em 2005 na Revista Brasileira de Política Internacional, vol.48, e pode ser acessado gratuitamente em pdf no site da Scielo, então não tem desculpa para não ler, né?  

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS