Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Você conhece a estrutura do Itamaraty?

Você conhece a estrutura do Itamaraty?

Olá, sapientes!

 

Ser parte do corpo diplomático do Ministério das Relações Exteriores é o nosso sonho, não é mesmo? Esse sonho, geralmente, está relacionado ao glamour de estar em contato com diversas culturas e trabalhar em vários países. Mas você sabia que os diplomatas não necessariamente trabalham no exterior? O Itamaraty é formado por unidades situadas tanto no Brasil quanto no exterior e, ao longo de sua carreira, o diplomata trabalhará nesses dois segmentos do MRE.

 

Segmentos do MRE nos quais o diplomata pode atuar

 

Em Brasília, os diplomatas podem trabalhar na Secretaria de Estado das Relações Exteriores, que auxilia diretamente o ministro das Relações Exteriores; na Secretaria-Geral das Relações Exteriores, como também em outras seis secretarias, todas formadas por um conjunto de coordenações, departamentos e divisões; e também no próprio Instituto Rio Branco. Além de Brasília, os diplomatas também podem trabalhar em outras regiões do país, nos nove escritórios de representação e nas comissões brasileiras demarcadoras de limites. Todos esse sistema trabalhando em conjunto forma a estrutura do Ministério das Relações Exteriores no Brasil.

 

E no exterior?

 

Já no exterior, os diplomatas podem trabalhar na rede de postos que engloba 139 embaixadas, 52 consulados-gerais, 11 consulados, 8 vice-consulados, 12 missões ou delegações e 3 escritórios. Nas embaixadas, a função está relacionada à representação do Estado brasileiro nos países em que estão localizadas e à negociação de questões de interesses do governo brasileiro. Nos consulados, os diplomatas atendem os cidadãos, tanto brasileiros como estrangeiros.

 

E como eu me preparo para o CACD 2020?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa completo pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento para te auxiliar a atingir um ótimo resultado no Concurso da Diplomacia. Curtiu a ideia?

 

 >>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS