Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Você sabe a diferença entre consulado e embaixada?

Você sabe a diferença entre consulado e embaixada?

Olá, futuros diplomatas!

Todo mundo aqui já sabe que para ingressar na carreira diplomática é preciso primeiro ser aprovado no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), não é mesmo? Mas vocês sabiam que, no Brasil, a carreira consular faz parte da diplomática? Pois é!

 

Diferentemente de como funciona em outros países, no Brasil, o cônsul e o diplomata ingressam nas duas carreiras por meio do CACD e podem transitar entre postos de uma ou da outra função durante todo o tempo de serviço. A diferença está em os consulados cuidarem dos cidadãos e as embaixadas serem responsáveis pela relação do Brasil com os outros Estados e as organizações internacionais. 

 

Consulados X Embaixadas

 

Assim sendo, os consulados tratam, principalmente, dos casos envolvendo cidadãos brasileiros no exterior, como repatriações, prisões, hospitalizações, mas também prestam serviços tanto a brasileiros quanto a estrangeiros, como a emissão de vistos, legalização de documentos, emissão de passaportes, entre outras funções. Portanto, se você estiver com problemas no exterior, basta acessar o portal consular para obter os contatos da rede consular brasileira em outros países.

 

As embaixadas, por outro lado, tratam dos assuntos da Política Externa Brasileira (PEB), como aqueles relacionados ao meio-ambiente, comércio e cooperação. Assim, as embaixadas possuem apenas uma representação em cada país, geralmente instalada na capital para facilitar a comunicação com o governo do Estado. Em compensação, é comum que haja mais de um consulado brasileiro em um mesmo país, respeitando a demanda e o tamanho da comunidade brasileira em cada região. 

 

Como é a divisão no governo brasileiro?

 

O governo brasileiro é representado no exterior por 52 consulados-gerais, 11 consulados, 8 vice-consulados, 12 missões ou delegações, 3 escritórios e 139 embaixadas. Todas essas representações podem, dependendo da necessidade, criar departamentos para cumprir funções de outro tipo de repartição. Em 2013, a embaixada mais recente foi aberta em Lilongwe, no Malawi, país da África Ocidental.

 

Se tornar um diplomata é o seu objetivo?


Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Bons estudos e boas leituras!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS