Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

35 anos da Declaração do Iguaçu

35 anos da Declaração do Iguaçu

Conteúdo postado em 02/12/2020

Olá, sapientes!

 

Há trinta e cinco anos, os dois primeiros presidentes civis da era pós-ditadura do Brasil e da Argentina, José Sarney e Raúl Alfonsín, assinaram a Declaração do Iguaçu, um documento que serviu de base para a formação da integração regional.

 

Assinatura da Declaração

 

O encontro presidencial na fronteira entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, em 30 de novembro de 1985, foi realizado para comemorar a inauguração da Ponte Tancredo Neves, mas possibilitou a assinatura da “Declaração do Iguaçu” e da “Declaração Conjunta sobre Política Nuclear”, na qual os dos países acordaram desenvolver a tecnologia nuclear em conjunto. Desses dois acordos, viria a surgir a Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares, a ABACC.

 

Acordos além da Declaração do Iguaçu

 

Antes da Declaração do Iguaçu, o Brasil já tinha assinado alguns acordos com a Argentina que facilitaram o estreitamento das relações entre os dois países. Um dos mais relevantes foi o Convênio de Amizade e Consulta, assinado nos governos de  Jânio Quadros e Arturo Frondizi em Uruguaiana (RS), em um momento que ficou conhecido pela diplomacia brasileira como formador do “espírito de Uruguaiana”, representado a positividade das relações naquele encontro. 

 

Com os governos militares posteriores, o sentimento de amizade é substituído pela rivalidade e desconfiança, que só serão resolvidos com o acordo Tripartite Itaipu-Corpus, de 1979, que incluiu também o Paraguai. Esse acordo resolveu a questão das hidrelétricas, ao permitir o aproveitamento hidrelétrico do rio Paraná. Além disso, outro documento que a gente precisa lembrar é o Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento e a Aplicação dos Usos Pacíficos da Energia Nuclear, de 1980. 

 

Após a assinatura da Declaração do Iguaçu, em 1985, a integração econômica começou a ser cada vez mais estruturada e as rivalidades históricas entre o Brasil e a Argentina foram superadas. Por isso esse é um daqueles acordos internacionais que não podem ser esquecidos, viu?

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?


Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 



 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.


Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS